Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Valderez pode ser líder do governo

Valderez pode ser líder do governo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Valderez pode ser líder do governo Valderez pode ser líder do governo

Com o afastamento do líder do governo, Paulo Mourão (PT) da Assembleia Legislativa do Tocantins para tratamento de saúde o nome da deputada estadual e ex-prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco (PP) tem sido cotado para substituir o petista.Valderez já teria sido procurada por políticos do governo para tratar do assunto, porém, a definição deve sair após o retorno do recesso.

Próxima semana

Os deputados estaduais retornam ao trabalho na próxima semana já que o fim do recesso parlamentar é no dia 31 de janeiro. A primeira sessão do retorno deve acontecer na terça-feira, 2. Os deputados devem reascender a pauta política que promete esquentar com a proximidade das eleições municipais.

Base maior

Nos bastidores a informação é que a base do governo precisa ser reorganizada já que muitos parlamentares mesmo sendo aliados têm feito críticas pontuais á administração. A novidade esperada é a articulação por parte do presidente da Casa, Osíres Damaso (Democratas) que atualmente está mais próximo do governo ainda mais após ter assumido o comando do Estado durante viagem internacional do governador Marcelo Miranda no ano passado.

Reforma na pauta

Na primeira semana a reforma realizada pelo governo estadual estará em pauta. Alguns deputados como Ricardo Ayres, por exemplo, já se manifestou contra a extinção da secretaria da Cultura.

Bang-bang

As eleições na capital também devem estar no foco dos debates. De um lado o deputado Wanderlei Barbosa (SD), principal ícone da oposição ao prefeito Carlos Amastha (PSB) e do outro Ayres, que te m feito o papel de defensor.

Alfinetada

Coincidência ou não , após várias especulações de sua possível saída do comando da secretaria de Educação, o secretário Adão Francisco afirmou numa rede social: "Aquilo que não me mata, só me fortalece". Vários aliados do PT comemoraram a permanência de Adão no cargo através de posts e comentários nas redes sociais.