Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Quem precisou de um médico para atendimento ambulatorial, realizar exames complementares médicos eletivos ou fazer cirurgia eletiva em um dos 19 hospitais estaduais, na manhã desta segunda-feira, 1º de fevereiro, teve que voltar para trás sem o atendimento, isso porque os cerca de mil médicos que trabalham nesses hospitais suspenderam suas atividades para cobrar melhorias à categoria. Somente os atendimentos de urgência e emergência funcionam normalmente.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Médicos (Simed) Janice Painkow, a categoria decidiu pela paralisação durante os três dias devido às condições de trabalho dentro dos hospitais. “Faltam insumos básicos que necessitamos para o atendimento, isso não vem de hoje, vem ao longo do tempo. Queremos mostrar de que forma está sendo tratado o paciente dentro do Estado”, informou. Ao todo quase mil médicos devem paralisar.

Ainda segundo ela, a situação em Araguaína, Norte do Estado, está mais crítica do que na Capital. “O que falta aqui lá falta mais, os medicamentos nunca chegam lá”, afirmou. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) ainda não se manifestou sobre o assunto. 

Greve

Na última sexta-feira, os servidores da saúde decidiram suspender o movimento grevista até o dia 22 de fevereiro. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras), a decisão significa um voto de confiança ao governo do Estado a fim de garantir os direitos, como pagamento dos retroativos, adicional noturno e insalubridade, plantões extras, gratificações, inclusão e pagamento das progressões, além de discutir e regulamentar as condições de trabalho nas unidades de saúde estaduais.

Caso o governo não apresente nenhuma proposta de negociação com a categoria entre os dias 15 e 22 de fevereiro, o movimento grevista pode ser retomado.