Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Com participação de integrantes do PSDB Mulher do Tocantins, foi aberta nessa terça-feira, 16, em Palmas, a Conferência Estadual de Política para as Mulheres. O tema defendido no evento foi “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”.

A presidente do PSDB Mulher no Tocantins, Cinthia Ribeiro, defendeu mais investimentos e fortalecimento de políticas públicas voltadas para as mulheres no Tocantins. "Eventos como esse são importantes para discutir os temas, os problemas e buscar soluções. Porém, há necessidade de aprofundar mais, investir mais em ações voltadas para as mulheres que fortaleçam essas políticas públicas", declarou.

Entre as medidas, conforme Cinthia Ribeiro, estão implantação de conselhos municipais que possam, com estrutura, enfrentar os problemas e garantir direitos básicos das mulheres. "Organismos fortes são o ponto de partida, mas é vital que cheguem até as mulheres, que vão ao encontro aos problemas e busquem, com outros organismos, caminhos para solucioná-los."

Aproximadamente 250 pessoas de vários segmentos da sociedade civil organizada como do Judiciário, OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Tocantins), ativistas sociais, militantes, partidos políticos, executivo estadual e municipal prestigiaram o evento.

Ainda de acordo com Cinthia Ribeiro, ao final da conferência, será elaborado um texto com as propostas e quatro eixos discutidos neste encontro para serem encaminhados e discutidos na Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, entre 10 a 13 de maio.

“É necessário formar conselhos municipais e estaduais que levem em consideração as especificidades de cada grupo de mulheres, para se analisar com maior eficácia a diversidade que existe na sociedade como os grupos de trabalhadoras rurais, "as margaridas", negras, indígenas, grupos LGBT, entre outros”, comentou.

O evento foi promovido pela Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado. Além de Cinthia Ribeiro, o PSDB Mulher foi representado ainda pela vice-presidente, Regina Peu, da secretária-geral Simone Sandri e a secretária-jurídica, Cristiane Souza.