O PSDB Mulher divulgou nota de apoio à prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro, nessa quinta-feira, 10, em virtude da gestora ter sido alvo de discurso da presidente da Câmara de Palmas, Janad Valcari, após ter se ausentado da sessão especial de abertura do Ano Legislativo 2022, realizada no último dia 8, para amamentar seu filho, Vittorio Caetano, de apenas dois meses.
No Instagram, a prefeita Cinthia explicou que após 2 horas de sessão, precisou sair para amamentar seu filho e que a presidente da Casa não entendeu o motivo e se equivocou. Cinthia chegou a indagar seus seguidores. "E você o que pensa sobre isso? Que adjetivo daria para uma mãe que trabalha e amamenta ?".
O discurso da presidente Janad, na tribuna da Câmara, aconteceu logo após a ausência da gestora, oportunidade em que Valcari adjetivou Cinthia de "prefeita fujona". "A prefeita de Palmas veio, falou e saiu. Porque não gosta de ouvir a verdade. Porque a verdade dói. E como dói. Ela fala balela e sai. Eu queria estar aqui, olhando no olho dela. Ela desrespeitou os vereadores, desrespeitou as autoridades e desrespeitou o povo. Prefeita, você é uma fujona", disse Janad, na oporunidade.
Mesmo sabendo do motivo da ausência da prefeita, Janad voltou alfinetá-la, questionando o porquê da gestora não ter se permitido ao direito da licença-maternidade. "Ela teve o direito, por que que ela não quis? Por medo! ´Por não confiar no grupo", disse Valcari.
No Twitter, ainda no dia 8, a prefeita Cinhtia também se posicionou, disse que amamentar é um direito sagrado.
Na nota, o PSDB Mulher informou ter considerado o episódio um exemplo claro de machismo estrutural. "A vereadora chegou a se referir à Cinthia em plenário como “prefeitinha fujona”, alegando que a tucana deveria ter tirado licença-maternidade para cuidar do filho em casa ou tê-lo levado ao compromisso na Câmara. Em suas redes sociais, a prefeita manifestou perplexidade com o episódio", informa a nota.
Na mesma nota, é adicionada outra nota do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, onde é declarado que a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, foi cruelmente atacada pela presidente da Câmara de Palmas. "Um absurdo sem igual!. O Secretariado Nacional da Mulher/PSDB rechaça a atitude desumana, deselegante e incompreensível de uma mulher que deveria se solidarizar com outra e não agredir, ironizar e desrespeitar. Nem as tensões resultantes da pandemia da Covid-19 justificam a insensibilidade e a agressividade gratuitas", afirma o colegiado partidário.