O deputado estadual José Salomão (PT), usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Tocantins na sessão desta terça-feira, dia 1º de março, para enaltecer o seminário intercâmbio Brasil – Japão, realizado na segunda-feira, dia 29, no auditório Cuica da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas, que reuniu uma comitiva de empresários japoneses, além de autoridades do Tocantins e os quatro governadores dos estados que compõem o Matopiba. Os governadores do Tocantins, Marcelo Miranda, do Maranhão, Flávio Dino, do Piauí, Wellington Dias e o vice-governador da Bahia, João Leão, puderam cada um “vender” aos japoneses as vantagens de se investir no seus estados.
José Salomão parabenizou a ministra da Agricultura, Kátia Abreu pelo que classificou de “feliz iniciativa” em realizar o evento, bem como a implantação do plano de desenvolvimento agropecuário do Matopiba pela sua dimensão e impulso econômico que trará à região.
Para o deputado, o que se espera com todo esse potencial e exuberante produção que ocorrerá com a implementação dos empreendimentos é a criação de milhares de empregos e renda, a fim de melhorar a vida da população. “Que o Matopiba possa contribuir decisivamente para erradicar a pobreza de um enorme contingente de irmãos tocantinenses e brasileiros, pois, lamentavelmente no nosso estado do Tocantins, um dos maiores celeiros de grãos do País, ainda existem 37,6% dos domicílios, ou seja, 172 mil famílias, passando fome”, discursou.
“Por outro lado, o sucesso do agronegócio e investimentos na indústria de agricultura e pecuária quintuplicaram o número de milionários no Estado”, frisou o deputado. Os dados, segundo José Salomão, são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2013.