Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (Apra-TO) comunica aos associados que está criada a Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (Faspra/TO), entidade da qual a Apra/TO se orgulha em ser integrante e de ter contribuído para fundação, constituição e organização.

Registrada no dia 05 de novembro de 2015, a Faspra/TO tem a função de promover ações e auxiliar/representar suas filiadas como instrumentos a serviço da valorização e organização de seus representados.

Ainda segundo João Victor Moreira, primeiro presidente a compor a diretoria executiva da Faspra/TO, “a entidade tem o objetivo específico de realizar, periodicamente, com as filiadas, encontros, reuniões e outros eventos com o intuito de aumentar o nível de organização e conscientização da categoria representada, além de propor soluções aos problemas existentes e encaminhar às autoridades competentes as questões de real interesse da classe.”.

A princípio, foi definido pelos presidentes das Associações filiadas que a Federação irá atender júri popular, causas coletivas e conselho de disciplina.

A Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins é constituída pelas entidades associativas que representam os praças militares do estado do Tocantins em âmbito federal, estadual e municipal. Desta forma, poderá filiar-se à Federação qualquer Associação representativa de praças militares do Tocantins, em âmbito estadual ou municipal, desde que cumpra o estatuto.

O corpo da Faspra é constituído por Diretoria executiva e Conselho Fiscal, eleitos através dos representantes das Associações filiadas. Desta forma a primeira diretoria eleita da FaspraA ficou constituída da seguinte maneira:

Presidente – João Victor Moreira de Freitas

1º vice-presidente – Jenilson Alves Cirqueira

2º vice-presidente – Walner Pereira Máximo

Diretor de assuntos jurídicos – Uemerson de Oliveira Coelho

Membros do conselho fiscal

Neuzimar Ferreira da Silva

Adailton Pereira Arruda

Robson José Matos da Costa

Estão filiadas à Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins as seguintes entidades:

Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (Apra/TO)

Associação dos Praças e Servidores Militares do Estado do Tocantins

Associação Independente de Cabos e Soldados e Demais Praças do 7º e 3º BPM (Assicasol)

Associação dos Cabos e Soldados de Colinas (ACS Colinas)

Associação dos Cabos e Soldados do 5º BPM do Estado do Tocantins (ACS Porto Nacional)

Associação dos Militares de Paraíso e Região

Associação dos Cabos e Soldados de Dianópolis (ACSD)

Associação dos Praças do Bico