Em audiência com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, nesta quarta-feira, 09, o deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) e o superintendente da Funasa no Tocantins, Agmiro Costa, definiram a data da entrega da obra do aterro de resíduo sólido em Araguatins para o dia 01 de abril.
Para a construção do aterro de Araguatins foi destinado através de convênio Governo Federal e Município, o valor de R$ 2.100 milhões. Na audiência, o presidente da Funasa se comprometeu com o parlamentar em estar presente na entregada da obra.
Segundo Irajá Abreu, no dia 01 de abril, Araguatins também irá receber o recurso no valor de R$ 12 milhões para o lançamento da licitação do Projeto de Sistema de Esgotamento Sanitário, com a construção do aterro sanitário, acordo firmado entre Governo Federal e Município.
A Funasa tem como objetivo fomentar a implantação de sistemas de coleta, tratamento e destino final de esgotos sanitários visando o controle de doenças e outros agravos, assim como contribuir para a redução da morbimortalidade provocada por doenças de veiculação hídrica e para o aumento da expectativa de vida e da melhoria na qualidade de vida da população.
Outra solicitação do deputado Irajá Abreu foi para que a Funasa dê agilidade nos projetos de esgotamento sanitário de 16 municípios do Tocantins e apressar a análise de esgoto e saneamento básico nessas referidas cidades. “Estamos acompanhando de perto esses processos. Em 2015 tivemos audiências solicitando o andamento das análises e agora queremos resultados, para que os trabalhos comecem logo”, defende Irajá Abreu.