Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Debater a crise e as saídas para atual momento da conjuntura política e econômica do País. Este é um dos objetivos do curso “Sistema Político Brasileiro e Projeto de Sociedade”, que acontece no sábado (12/03), a partir das 8 horas, no auditório do Sintet – Sindicato dos Trabalhadores na Educação, em Palmas.

O curso pretende rearticular um conjunto de movimentos populares, sindicatos, partidos, pastorais sociais, estudantes, dentre outros, que defendem a bandeira da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

A programação inicia às 8 horas, com um debate sobre "Conjuntura e Desafios: luta pela Constituinte combinada com reformas estruturais como saída para a crise política". Às 10 horas, os debates seguem com a mesa "Qual o papel e como construir Assembleias Populares pela Constituinte?". No período da tarde, acontece uma oficina sobre Comunicação em Rede: ferramentas de comunicação popular, seguido pelo Planejamento das Ações do Comitê pela Constituinte no Tocantins.

A atividade é gratuita e as pessoas interessadas devem se inscrever pelo email plebiscitotocantins@gmail.com. O curso é organizado pelo Comitê estadual pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, com o apoio da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço.

Campanha pela Constituinte

O Plebiscito Popular realizado em setembro de 2014 demonstrou, com quase 8 milhões de votos, que o povo quer mudanças democráticas e populares no nosso país. A luta por uma Assembleia Constituinte, ou seja, uma assembleia de representantes do povo, livremente eleita, que promova as mudanças necessárias no nosso sistema político, é a saída mais viável e palpável para o povo brasileiro enfrentar problemas como o poder econômico que, por meio de doações de campanhas, ditam os rumos das eleições; e para enfrentar o problema da sub-representação de negras e negros, mulheres, povos indígenas, comunidades tradicionais e LGBTT.