Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) nessa terça-feira, 15, às 9 horas, um evento de divulgação da auditoria coordenada do Tribunal de Contas da União (TCU) denominada “Levantamento Nacional em Governança e Gestão em Saúde - Ciclo 2016”. 

O encontro, que será ministrado pelo auditor de Controle Externo do TCU, Jonas Marcondes de Lira, é voltado aos gestores da área da Saúde, como secretários, membros dos conselhos municipal e estadual e da comissão intergestora bipartite do Estado e municípios tocantinenses. 

O trabalho de auditoria coordenada é uma realização conjunta do Tribunal de Contas da União, Instituto Rui Barbosa (IRB) e Tribunal de Contas da União e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems. O objetivo é divulgar e orientar os gestores da área da saúde sobre o levantamento nacional na área de Governança e Gestão em Saúde, que é coordenado pelo TCU.

Entenda 

As principais finalidades do levantamento podem ser resumidas como:

Divulgar o tema “governança e gestão da saúde” para as organizações participantes, incentivando assim uma mudança de comportamento dos atores envolvidos nas políticas públicas de saúde em todo o país;

Identificar os pontos mais vulneráveis no tema e induzir melhorias;

Contribuir para o planejamento das ações de controle do TCU e dos demais tribunais de contas partícipes do trabalho, auxiliando-os como indutores do processo de aperfeiçoamento da governança e da gestão em saúde.