Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Reconhecido nacionalmente, desembarca em Gurupi o Circo Teatro Artetude. O grupo já com dez anos de existência trás a Gurupi um espetáculo com oficinas, exibição de filme e performances circenses. Tudo gratuito. 

A primeira apresentação acontece nesta sexta-feira, 18, às 20h na Praça do Pedroso. No sábado, 19, o grupo encerra a participação em Gurupi na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha. Também no sábado, às 15h, os estudantes de Artes Cênicas do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia (IFTO) participarão de uma oficina de artes circenses ministrada pelo Artetude. 

O grupo já circulou por todos os estados brasileiros sendo inclusive tema de matéria do Programa Fantástico. O principal projeto tem como objetivo levar espetáculos de circo-teatro e oficinas de iniciação ao circo para comunidades da periferia do Brasil.

Em seu ônibus equipado com som, luz, cinema e picadeiro, que ora é camarim, ora é picadeiro, a trupe viaja por todo o Brasil. A bordo desse circo sobre rodas, já participaram dos principais festivais de palhaço e circo do país, como Sesc Fest Clown (Brasília), Anjos do Picadeiro (Rio de Janeiro), Fiac (Bahia), Mostra Sesc Cariri de Cultura (Ceará), Mostra Zezito de Circo (Brasília), Festival de Circo do Brasil (Recife), Tangolomango (RJ e PE), Festival Mundial de Circo (BH) entre outros.

“Estou muito feliz da Secretaria de Cultura poder trazer este espetáculo a Gurupi, que não é voltado somente à juventude, mas a toda a família que quiser voltar a ser criança”, frisou a secretária de Cultura, Zenaide Dias.