Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Gurupi divulgou nesta quinta-feira, 8, a relação dos artistas e espaços culturais do município que estão aptos a concorrerem aos editais para concessão de auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc. O cadastro para “Fazedores de Cultura” foi aberto no mês de agosto e foram inscritos 100 artistas e 24 pontos de Cultura. 

Ainda nesta semana serão publicados dois editais atendendo ao Artigo 2º, incisos II e III da Lei Federal Nº 14.017/2020, sendo aberto o prazo para a apresentação de Projetos Culturais a serem contemplados com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc. Ao todo serão contemplados 60 projetos pelo Inciso III da Lei e a secretaria sugere que os interessados conheçam a documentação relativa à aplicação da Lei seguindo todos os trâmites para a aplicabilidade da mesma. 

A secretária da pasta, Zenaide Dias, explica que os artistas constantes na relação, após a publicação do Edital, terão 15 dias para apresentarem seus projetos que serão submetidos à apreciação da comissão para serem validados e posteriormente analisados por uma comissão técnica. “É muito importante poder contribuir com as condições de trabalho dos fazedores de Cultura da nossa cidade. Toda nossa equipe está envolvida trabalhando para que possamos trazer esse recurso e colocar na mão de quem realmente trabalha e precisa, e os melhores projetos com certeza serão contemplados”, ressaltou.

Ao todo serão investidos R$ 588.150,28 divididos nas duas categorias constantes nos incisos II e III e em ambas levarão em conta: O impacto econômico do projeto, o número de artistas envolvidos, a diversidade cultural, o tempo de existência e o alcance sociocultural e geográfico do projeto.

Para tirar dúvidas, os interessados podem acessar a Lei Federal n° 14.017/2020, o Decreto 10.464/2020 da União, o Decreto Nº 0914/2020 publicado no Diário Oficial do Município de Gurupi no dia 01/09/2020 e a Portaria 079/2020 publicada no Diário Oficial do município de Gurupi no dia 20/09/2020. Ou entrar em contato com a secretaria de cultura pelo telefone.

Confira a relação dos artistas aptos e a relação dos espaços artísticos e culturais.