Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Militar (PM) do Tocantins inicia nesta quarta-feira, 23, a “Operação Semana Santa”, que se estende até o próximo domingo, 27, com o objetivo principal de coibir a prática de ações criminosas e garantir um feriado tranquilo ao cidadão tocantinense.

A PM empregará o efetivo administrativo e operacional das unidades no reforço do policiamento ostensivo, preventivo e/ou repressivo das cidades tocantinenses, através de realização de abordagens em veículos e pessoas suspeitas, barreiras policiais de interceptação e bloqueio nas rodovias estaduais, entradas e saídas das cidades.

A ação tem o objetivo de prevenir e/ou coibir atos ilícitos, visando à manutenção da ordem, a tranquilidade, a paz pública e a garantia do pleno exercício da cidadania. Também na quarta-feira, 23, acontece um “Expediente Operacional” em apoio a Operação Semana Santa, iniciando-se no período vespertino, com o emprego de todo o efetivo administrativo e operacional disponível nas unidades da PM no estado.

O comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Glauber de Oliveira Santos, destaca que assim como acontece em outros períodos festivos durante o ano, a PM realiza um policiamento específico para o período, buscando garantir à população tocantinense um feriado pacífico e seguro, com ações de reforço ao policiamento já existente. 

Coronel Glauber lembra que essas ações pontuais sempre geram resultados positivos, como aconteceu no ano de 2015, em que no período da semana santa (02 a 05/04/2015), a PM realizou a prisão de 25 infratores da lei e a apreensão de oito armas de fogo. “Não mediremos esforços para que o Tocantins possa ter uma páscoa tranquila, e as famílias se sintam seguras para festejar”, acrescentou o comandante.

Dicas de segurança para quem vai viajar no feriado:

- Não comente sua viagem com pessoas estranhas;

- Comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Telefone para ele de vez em quando, para saber se está tudo bem;

- Suspenda a entrega de jornais e peça para um vizinho recolher a correspondência;

- Não deixe joias ou dinheiro em casa, mesmo dentro de cofres. Utilize cofre de bancos;

- Não deixe luzes acesas na garagem e varanda, pois durante o dia significam a ausência de pessoas;

- Feche as portas e janelas com trincos e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares;

- Faça revisão do veículo antes da viagem;

- Respeite os limites de velocidade;

- Utilize sempre cintos de segurança;

- Verifique se a documentação do veículo e do motorista está em dia;

- Descanse bem antes de pegar a estrada.