Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

Para conhecer as tecnologias empregadas durante a captura do pescado, nas embarcações e na forma de conservação, inicia nesta segunda-feira, 28, o projeto Conhecimento e Adaptação Tecnológica para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca Artesanal no Rio Araguaia. A ação será desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e outras instituições. 

O projeto será executado, primeiramente com as colônias de pescadores de Couto de Magalhães e Araguacema. De acordo com o pesquisador da Embrapa e coordenador do projeto, Adriano Prysthon da Silva, o intuito é fazer um diagnóstico dos sistemas pesqueiros artesanais do Rio Araguaia com os pescadores, por meio de diagnóstico participativo, do sistema de produção e do panorama tecnológico da pesca, identificando e analisando as demandas e as possíveis soluções. “Espera-se, com esse projeto, construir e/ou adaptar as tecnologias para um maior rendimento das pescarias assim como um menor impacto para os ecossistemas aquáticos”, disse Adriano. 

Segundo o pesquisador, para o sucesso das ações, os trabalhos serão desenvolvidos com instituições em âmbito estadual e nacional, tais como a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), dentre outros. 

Segundo a bióloga do Ruraltins, Cássia Bento, os técnicos do Ruraltins vão acompanhar e auxiliar os pesquisadores da Embrapa na aplicação das metodologias, como também será uma oportunidade para conhecer a realidade desses produtores. 

“Com base nesses dados, o Ruraltins poderá prestar uma assistência técnica com mais qualidade e ainda será possível fazer um melhor direcionamento das políticas públicas, no sentido de promover ações, como capacitações e cursos voltados a esses produtores”, disse. 

Ao todo, serão visitadas colônias e associações de pescadores localizadas em 14 municípios, ao longo do Rio Araguaia. São eles: Couto de Magalhães, Araguacema, Esperantina, Araguatins, Xambioá, Araguanã, Aragominas, Santa Fé do Araguaia, Araguaína, Pau d'Arco, Caseara, Pium, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia.