Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste final de semana foi realizado no Hospital Unimed Palmas pela primeira vez uma cirurgia de reconstrução de mama com transposição do músculo reto abdominal. O procedimento foi coordenado pelos mastologistas Dr. Nilo Coelho dos Santos Júnior e Dra. Tatiana Ferrari Jacinto e contou com a ajuda de um médico especialista convidado, o mastologista Dr. Régis Paulinelli. O procedimento foi executado com sucesso e teve duração de quatro horas.

Sobre o procedimento, o mastologista Dr. Nilo Coelho dos Santos Júnior falou “a cirurgia realizada foi uma reconstrução da mama esquerda com utilização de um retalho do músculo reto abdominal. É um procedimento complexo, descrito nos anos 80, que sofreu modificações e foi aperfeiçoado para diminuir o risco de complicações. É indicado em mulheres que tiveram câncer de mama, que não fizeram reconstrução de imediato ou que tiveram complicações em outras técnicas de reconstrução”.

O presidente da Unimed Palmas, Dr. Ricardo do Val Souto, comentou a respeito da realização deste procedimento pela primeira vez no Hospital Unimed Palmas. “O Hospital Unimed Palmas foi criado com a intenção de se tornar referência em procedimentos de alta complexidade no Estado do Tocantins e em toda a região Norte do País e a realização desta cirurgia é mais um passo nessa direção”.