Estão abertas as inscrições para os jovens que desejam participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Para se inscrever o estudante deve elaborar um projeto de lei, de preferência que tenha abrangência nacional, até o dia 10 de junho.
Neste ano, 78 estudantes tomarão posse como jovens deputados, representando os estados brasileiros e apresentarão seus projetos em Brasília, no período de 26 a 30 de setembro de 2016.
Para participar do PJB, é necessário que o candidato tenha idade entre 16 e 22 anos; estar matriculado e cursando o ensino médio em escolas públicas ou particulares.
A escolha do tema do projeto é livre, o aluno poderá abordar assuntos como agricultura e meio ambiente, saúde, segurança, economia, empregos, educação, defesa do consumidor, esporte e turismo. O trabalho deve ser elaborado individualmente.
O número de jovens escolhidos será conforme o número de deputados estaduais de cada estado; no Tocantins, são oito representantes na Câmara dos Deputados, e uma vaga para o jovem parlamentar.
A coordenadora estadual do PJB, Vaneide Laberes da Silva Ferreira, explicou a importância dos estudantes das escolas estaduais participarem da seleção para conhecer melhor como funciona o processo democrático brasileiro. “O jovem participa de uma jornada parlamentar de uma semana em Brasília, e seu projeto tramitará nas comissões, passará por votações e assim, ele conhecerá a rotina da Câmara dos Deputados”, frisou.
Seleção
Vaneide esclareceu que o aluno faz sua inscrição na escola, esta envia para a Diretoria Regional de Educação, que selecionará os melhores trabalhos e enviará para a Seduc, que escolherá quatro projetos para enviar à comissão nacional, instituição responsável pela seleção final.
A pré-seleção será realizada no período de 13 a 29 de junho. Em 19 de agosto será divulgado o resultado final e a matrícula do aluno será feita no período de 19 a 26 de agosto.
A filha de inscrição poderá ser acessada no site www.camara.leg.br/pjb, no menu à direita, em Destaques, mais informações obtidas na fanpage www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro. A Câmara dos Deputados dispõe para os inscritos um vasto material de estudos sobre os projetos de lei, sua tramitação nas comissões e outros assuntos no portal de Educação a Distância www.camara.leg.bra/ead.