Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Os integrantes da Câmara Setorial do Leite (CSL), ligada a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em reunião nesta quarta-feira, 30, definiram propostas de estratégias para melhoria da cadeia produtiva, junto aos produtores de leite. Nas propostas iniciais foram citadas planejamento estratégico, reforço à capacitação, incentivo a eventos e busca a integração dos produtores no Estado. A reunião aconteceu, no auditório da Seagro.

A diretora de Políticas Públicas para Pecuária, Érika Jardim, apontou algumas estratégias para desenvolver ações que busquem a união de esforços entre dos produtores de leite e as instituições parceiras da  Câmara Setorial.  “Para tanto, necessitamos da integração de todos os envolvidos e, juntos buscarmos capacitar os produtores e reforçar os projetos, como melhoramento genético e balde cheio, que já são desenvolvidos, em parceria”, lembrou.

O atual presidente da Câmara, Marcos Antônio Pitondo, falou dos avanços alcançados nestes dois anos, projetando as perspectivas futuras na cadeia produtiva do leite no Estado. “Estamos passando por um momento difícil na comercialização, mas de modo geral houve crescimento na produção da qualidade do leite com os programas de tanques de resfriamento, isso mostra que os investimentos estão acontecendo. Em relação às perspectivas, o Tocantins possui característica própria para produção de leite, principalmente nas pequenas propriedades”, mencionou.

Planos

Entre as estratégias apontadas para fortalecer a cadeia produtiva está a implantação futura de programa de treinamento estratégico para os produtores de leite de tanques de resfriamento, entregues nos programas federal e estadual. E também propostas de realizar três encontros de incentivo à produção leiteira.

Câmara Setorial do Leite

É o fórum de discussão em busca de soluções para os problemas e oportunidades do setor lácteo tocantinense. A missão é elaborar políticas para o setor lácteo tocantinense, norteando instituições, propondo e monitorando ações que promovam seu desenvolvimento.