Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Kleiber Arantes

Foto: Kleiber Arantes

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura, por meio da coordenação do Grupo Gestor e integrantes do  Plano Agricultura de Baixo Carbono Tocantins (ABC) reúnem-se nesta segunda-feira, 4, para organizar as atividades do “Circuito Tocantinense de Pecuária”, no Tocantins. O evento faz parte das ações de reforço à cadeia produtiva da pecuária tocantinense, inserida no plano de trabalho para 2016, a ser desenvolvidas em seis municípios tocantinenses. A reunião acontece, a partir das 14h30, no auditório da Seagro.

O Circuito Tocantinense da Pecuária será uma capacitação técnico-científica voltada para os produtores de gado, especificamente, rebanho de corte. As atividades serão desenvolvidas semanalmente, em caravanas, nos municípios de Palmas, Paraíso, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Colinas do Tocantins, a partir da segunda quinzena de maio.

Na reunião, os integrantes estarão debatendo sobre o cronograma de ações que serão desenvolvidas durante o Circuito nos municípios, estabelecendo as responsabilidades de cada instituição envolvida. 

Para a diretora de Políticas Públicas para a Pecuária, Érika Jardim, as ações buscam uma série de ferramentas úteis para o desenvolvimento da pecuária tocantinense. “Além de levarmos o conhecimento, a capacitação e estratégias aos pecuaristas, para melhoria da produtividade das pastagens do rebanho de corte, buscamos também conhecer as demandas para, posteriormente, formular políticas públicas para o setor”, definiu.  

“Nestes municípios estaremos levando aos produtores para intensificar o uso de tecnologias sustentáveis para as pastagens, visando o aumento da produtividade para o crescimento do rebanho de corte no Estado”, enfatizou.

Grupo gestor

No Tocantins o grupo gestor é composto por servidores da Secretaria de Seagro, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPT), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Faculdade Católica do Tocantins (Facto), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFMDA), Superintendência Federal da Agricultura no Estado do Tocantins (SFA-TO), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA – Embrapa), Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar- TO), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins (OCB-TO), The Nature Conservancy (TNC Brazil).