O município de Peixe, localizado na região Sul do Tocantins, a 310 quilômetros de Palmas, será o primeiro a realizar a etapa municipal da Conferência das Cidades. O evento está marcado para acontecer nessa sexta-feira, 08, a partir das 7 horas, na Câmara Municipal.
Devem participar do evento representantes da sociedade civil organizada, comunidade e membros do governo municipal. De acordo com o Ministério das Cidades, a intenção da Conferência é propor soluções para os problemas causados pela concentração exagerada de pessoas em áreas urbanas.
O evento será aberto por uma palestra da arquiteta da Secretaria Estadual de Infraestrutura, Habitação de Serviços Públicos (Seinf), Keila Fais. A profissional irá falar sobre o tema da Conferência Nacional que este ano é: A função social da cidade e da propriedade.
Na programação também estão previstos a realização de debates e discussões em grupos de trabalho. “O objetivo é formalizar as propostas que posteriormente serão levadas a Palmas onde integrarão um documento que deve ser elaborado durante a etapa estadual, que acontece no ano que vem”, explicou Keila.
Até o momento apenas 37 cidades do Tocantins informaram ao Governo do Estado a convocação de suas conferências. Segundo a técnica da Seinf Marietta Strang, esses chamamentos podem ser feitos até o dia 6 de maio. “Nossa expectativa é de que todos os municípios realizem o evento”, explicou ela.
Ao final da conferência serão eleitos os delegados que representarão a cidade de Peixe na Conferência Estadual. Da cidade serão escolhidos 12 representantes.