Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Elias Oliveira

Para celebrar a Semana do Índio, o repórter fotográfico Elias Oliveira, apresentará a partir do dia 19 de abril, parte do seu acervo de fotos referentes à cultura e à vida dos povos indígenas nacionais e internacionais, no hall da Controladoria Geral do Estado do Tocantins (CGE). A exposição é composta por 21 telas e ficará local por 30 dias.

Parte das fotos foi produzida durante a Feira de Sementes do Povo Xerente, realizada na aldeia Brupré e durante a realização dos Jogos Mundiais Indígenas, ocorrido no mês de outubro de 2015, em Palmas.

“Nos jogos indígenas, encontramos um ambiente favorável para a criação, uma diversidade de cores, figurinos, por isso, aproveitamos a oportunidade para registrar a beleza que compõem os povos indígenas”, disse.

Elias Oliveira é natural de Barra do Corda, Maranhão. Começou a trabalhar com fotografias, em 2003, numa agência de publicidade. A escolha da profissão aconteceu depois que ele fez um curso de cinegrafista, percebeu que não levava jeito para as filmagens, mas se encantou com a beleza e sutilezas da fotografia.

Ao longo de sua carreira, trabalhou em jornais diários, foi correspondente do Estadão, atuou em agências de publicidade e atualmente, trabalha no Governo do Estado, sendo lotado na Secretaria da Educação, Juventude e Esportes.

Como um exigente profissional, Elias escolhe para seu acervo pessoal, poucas fotos. Por traz das lentes, ele vivenciou emoções diversas, desde comemorações de casamentos a situações de tragédias.

“Gosto muito do fotojornalismo porque a cada dia vivemos emoções diferentes, ora estamos tristes, ora alegres, conforme os fatos que registramos”, frisou. Sobre os povos indígenas, o fotógrafo comentou: “Eles são os verdadeiros donos dessas terras”.