Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em consonância com a Política Nacional de Humanização (PNH), que tem como principal diretriz o acolhimento, a Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (Etsus) iniciou nesta quarta-feira, 27, mais uma turma do curso de acolhimento como prática de produção de saúde, no município de Porto Nacional. O objetivo é qualificar servidores em saúde de nível médio, administrativo ou técnico, lotados em hospitais de referência do Estado e servidores dos serviços de saúde dos municípios.

No conteúdo programático estão aspectos históricos das políticas públicas de saúde no Brasil; política nacional de humanização; redes de proteção à saúde e acolhimento como prática de produção em saúde. O curso é dividido em três módulos, sendo 48 horas presenciais e 12 horas de atividades de dispersão, perfazendo um total de 60 horas em encontros mensais de dois dias.

Segundo a coordenadora do curso, a assistente social Ana Maria Ferreira Costa, “espera-se que os profissionais, ao término deste curso, tenham conhecimento das diretrizes da Política Nacional de Humanização e sejam capazes de contribuir para a mudança do modelo de gestão operado no serviço e ofertem aos usuários do SUS um atendimento acolhedor e resolutivo”.

As inscrições serão realizadas por meio dos Núcleos de Educação Permanente (NEP) dos hospitais de referência. “Os gestores de municípios vizinhos as cidades de realização dos cursos que tiverem interesse em qualificar seus servidores, podem entrar em contato com a assessoria de formação e qualificação da Etsus que as vagas serão disponibilizadas, caso não haja alcance do número previsto de participantes”, explicou a coordenadora.

Curso de atualização

Promover atualização de técnicos e auxiliares de enfermagem que trabalham em unidades de saúde pré-hospitalares e em hospitais municipais e estaduais para o desenvolvimento dos cuidados de enfermagem e assistência em situações de urgência e emergência. Com este objetivo, a Etsus também iniciou na última segunda-feira, 25, o curso de atualização para auxiliares e técnicos em enfermagem com ênfase em urgência e emergência, em Araguaína.

Segundo a coordenação do curso, as aulas são presenciais, com carga horária de 120h, divididas em três módulos e conteúdo programático que envolve aspectos da bioética, legislação, semiologia, farmacologia, biossegurança, semiotécnica, cuidados e procedimentos de enfermagem utilizados nos atendimentos de urgência e emergência.

Mais informações sobre estes e outros cursos podem ser obtidas na assessoria de formação e qualificação da Etsus no assef.etsus@gmail.com.