Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Vencedor de diversos prêmios nacionais de teatro e com música original de Milton Nascimento, o espetáculo teatral “Amanheceu”, com a atriz baiana Juliana Bebé realiza turnê no Tocantins. A estreia acontece na quarta-feira, 27, no auditório Durval Godinho de Porto Nacional, e depois segue para o Teatro Cora Coralina em Paraíso (quinta-feira, 28) e na Concha Acústica do Espaço Cultural de Araguaína (sexta-feira, 29). A realização é da Fundação Restaurar e a entrada é somente um quilo de alimento não perecível, que será revertido para instituições carentes dos municípios.

A comédia discorre sobre o dia a dia de mais uma Maria, costureira, fã de música sertaneja que passa as madrugadas trabalhando, para entregar suas encomendas tendo como companheiro um rádio. Maria da Silva, leva sua vida tranquilamente, com leveza e humor, até que numa noite insone acaba tomando conhecimento, através de seu rádio, de casos de violência contra a mulher. Assim, ela desperta para as ainda desconhecidas formas de violência das quais ela mesma foi vítima.

De acordo com a atriz, o espetáculo, que está em cartaz há seis anos, encontrou uma forma inusitada de provocar reflexões sobre o tema violência da contra a mulher, utilizando extrema sutileza para transitar entre a comédia (gênero predominante) e o drama. “Quando eu soube que, no Brasil, uma mulher é agredida a cada quinze segundos, senti a extrema necessidade de usar o meu trabalho para colaborar com o fim dessa estatística. E assim nasceu “Amanheceu”, explica a atriz que antes de estrear o espetáculo estudou gênero por três anos.

Este trabalho rendeu à Juliana Bebé a indicação ao prêmio Braskem de Teatro (equivalente baiano ao Shell) na categoria “Revelação”. Já no Festival Nacional Ipitanga de Teatro, foi ganhador dos prêmios de “Melhor Atriz”, “Melhor Texto” e “Melhor Espetáculo”.

Uma iniciativa da Fundação Restaurar, a turnê circulará pelo Tocantins e Piauí e a proposta é possibilitar a ampliação do universo social, cultural e educacional das populações das cidades interioranas, através de apresentação de espetáculo teatral que, além de entreter, tem também um papel conscientizador. O espetáculo usa um fato importante ocorrido no interior da Paraíba e Pernambuco, um "apitaço", afim de propor uma saída em ação , para  que cada espectador sinta que o assunto da violência contra mulher é responsabilidade de todos os cidadãos.  Este formato até antecipou a recente mudança da lei Maria da Penha, onde qualquer cidadão pode denunciar um agressor e não só suas vítimas. Após a apresentação, a atriz promoverá um debate com a plateia.

Atriz

Juliana Bebé tem 32 anos, é formada em Artes Cênicas pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Com 15 anos de carreira esteve no elenco de peças reconhecidas no teatro baiano, como “Cama, Mesa e Banho”. Além de ter trabalhado em peças de autores renomados como: Arthur Azevedo, Caio Fernando Abreu, Nelson Rodrigues, Bernard Marie Koltes, dentre outros.  Em 2010, mudou-se de Salvador para o Rio de Janeiro, já com temporadas fechadas para “Amanheceu”, do qual também é autora, sendo este seu primeiro trabalho solo, fruto de mais de três anos de pesquisa em gênero, focando a violência contra mulher.

Extras

- 25 apresentações do Espetáculo Amanheceu seguidas de debate em 25 Comunidades escolhidas pelo SESI Cidadania em territórios de Unidade de Polícia Pacificada (em ao menos 60% desses locais o espetáculo foi a primeira apresentação de teatro que o local recebeu) 2012-2014;

- 10 apresentações do Espetáculo “Amanheceu” dentro de Escolas Públicas em Parceria com SESC São Gonçalo e também em Teatros de outras Unidades do SESC Rio e mais 60 apresentações de espetáculo sobre gravidez na Adolescência em Escolas Municipais do Rio de Janeiro - seguido de palestra ( dando maior atenção ao calendário da saúde da mulher que deve começar antes mesmo da adolescência ) As apresentações ocorriam em parceria com SESI e SESC Rio. 2013-2015;

- Circulação por 4 Estados do Nordeste através do Prêmio Miriam Muniz de Teatro , dentro do Projeto “Caravana Três Maria-seca. Julho de 2015;

- Encerramento do Seminário: Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado (Seminário Nacional promovido pelo SESC Departamento Nacional . Dezembro de 2014;

- Abertura da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia . 2011;

- Encerramento do Seminário de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria-RS 2012;