A Trupe Açu tem o prazer de anunciar a abertura da convocatória de artistas da cena para a 3ª edição do Cabaré Mama Cadela 2024, que acontecerá de 21 a 23 de Junho, em Palmas, (TO). Uma celebração vibrante da diversidade e da criatividade artística, o projeto vai oferecer oficina de 2 dias e uma noite de apresentações dirigida pela palhaça e produtora Ana Luiza Bella Costa (DF).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 9 de Junho, através de preenchimento de formulário disponível na Bio do Instagram da Trupe Açu. Ao todo, serão selecionadas 10 cenas/números que irão compor a programação do Cabaré na noite do dia 23 de junho. As pessoas selecionadas participarão de dois dias de oficina e direção de números com a palhaça Ana Luiza Bella Costa (Nega Luiza) e ainda receberão ajuda de custo R$ 300,00.
Idealizadora do projeto, a artista Ester Monteiro explica que o Cabaré Mama Cadela é conhecido por seu espírito inclusivo e por oferecer uma plataforma para artistas de diferentes linguagens e expressões se apresentarem em um ambiente acolhedor e provocador. “Aceitamos artistas do Teatro, do Circo, da Dança, da Perfomance e até de outras formas de arte a submeterem suas propostas para integrar a programação do evento. Elas somente elas, percussionistas, contorcionistas, poetisas, pernaltas e palhaças são as personagens protagonistas dessa fantasia real que é o circo”, adianta Ester.
Cabaré Mama Cadela
O Cabaré Mama Cadela é um espaço de encontro e experimentação artística que celebra a diversidade e a liberdade de expressão. Desde sua primeira edição, o evento tem sido aclamado por seu formato inovador e por proporcionar ao público uma experiência única, onde diferentes linguagens artísticas se mesclam em uma noite de celebração e provocação cultural.
O evento é uma Iniciativa da Trupe – Açu, Cia de circo de Taquaruçu, que atua com palhaçaria no estado do Tocantins. O Cabaré Circense tem um clima de glamour e magia, encanta pessoas de todas as idades e promove uma das mais eficientes terapias, a do riso.
Teatro Independente
Fundada em 2010, a Trupe Açu é uma companhia de teatro independente que se destaca por sua abordagem experimental e pela promoção de projetos culturais inclusivos e de impacto social. Com uma trajetória marcada por espetáculos aclamados e iniciativas de formação artística, a Trupe Açu se consolidou como uma referência no cenário cultural brasileiro.
Perfil
Mestranda em artes cênicas pela USP e atriz formada pela UNB, palhaça premiada e produtora cultural com especialidade técnica em palhaçaria pela École de Clown et Comedie Francine Cotê Montreal-CA, Ana Luiza Bella Costa atua no cenário cultural há 23 anos. Fundadora do Cabaré da Nega e As Irmãs Bellaneiro. É integrante da Andaime Cia de Teatro, Doutores da Alegria, laboratório de palhaçaria e Palhaços sem fronteiras. Atualmente tem sua pesquisa voltada para as comicidades negras, revisão de conceitos de gênero e raça na construção do humor e milita pela importância do protagonismo negro em festivais de circo e teatro.
Projeto
O projeto conta com patrocínio do edital Artes Tocantins, categoria Circo, da Lei de Paulo Gustavo, via Secretaria Estadual de Cultura do Tocantins.