Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O Ministério Público Estadual (MPE) ofereceu, neste mês de abril, seis denúncias contra 18 pessoas, entre elas seis mulheres, acusadas da prática de tráfico de drogas em Colméia, com distribuição nas cidades de Pequizeiro, Goianorte e Itaporã do Tocantins. As drogas em sua maioria eram adquiridas na cidade de Guaraí. As denúncias são resultado de sete inquéritos policiais instaurados por ocasião da Operação Canil que teve início em novembro de 2015, desenvolvida pela Polícia Civil daquela Comarca, que trabalhou em conjunto com a Promotoria de Justiça de Colméia.

Nos vários inquéritos instaurados, foi revelado o uso de métodos semelhantes, ou seja, para não serem flagrados com quantidades significativas de drogas, os denunciados mantinham as drogas enterradas e iam abastecendo pouco a pouco, conforme a demanda. Caso fossem surpreendidos pela polícia, tornaria mais fácil a desclassificação de crime de tráfico e classificação da condição de usuário. Por usar cães farejadores na buscas dos entorpecentes (crack e maconha), os trabalhos foram denominados de “Operação Canil”.

De acordo com o promotor de Justiça Guilherme Cintra Deleuse, o objetivo da Operação Canil foi desarticular o comércio de drogas naquela região e teve como condutor das investigações o delegado de polícia Hélio Domingos de Assis Alves. “Além da apreensão de drogas e de relatos de usuários que citaram os fornecedores, a Polícia Civil também obteve provas materiais com base em interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça”, explicou o Promotor.

Pela reiteração do crime, o Ministério Público requer que os denunciados sejam condenados pelos crimes de prática de comércio de drogas e associação para o tráfico, previstos nos artigos 33 e 35, ambos da Lei 11.343/2006 (lei de drogas), bem como pelos crimes de posse de arma de fogo e receptação. Os denunciados podem ser condenados a penas que chegam a 15 anos de prisão.