Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Raimundo César Solenidade de lançamento do aplicativo de combate a roubo e furto de veículos do Tocantins Solenidade de lançamento do aplicativo de combate a roubo e furto de veículos do Tocantins

Nesta quinta-feira, 28, aconteceu o lançamento do aplicativo CERCO, uma ferramenta desenvolvida por policiais militares do Sistema Integrado de Operações (SIOP) do Tocantins para combater e prevenir roubos e furtos de veículos em todo o estado.

No evento, realizado do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), estiveram presentes o Comandante Geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Edvan de Jesus Silva, o delegado geral da Polícia Civil, doutor Roger Knewitz, o secretário executivo de segurança e defesa civil do município, Luiz Chavez do Vale, além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Detran, e demais autoridades militares.

O projeto, que foi desenvolvido em quatro meses por uma equipe de policiais militares, irá auxiliar na notificação, em tempo real, dos veículos com registro de roubo ou furto. Serão disponibilizadas informações simultâneas para mais de 2.500 agentes de segurança cadastrados no sistema com acesso por meio de senha.

Quando o cidadão ligar no 190 para informar sobre o roubo ou furto de veículo, e o atendente gerar o boletim de ocorrência no sistema, automaticamente, os dados do veículo serão lançados no CERCO, notificando em tempo real, os usuários da ferramenta sobre os dados da ocorrência como a placa e o local do roubo ou furto.

A ferramenta deve ser utilizada por agentes da segurança pública como a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Metropolitana Municipal, Corpo de Bombeiros, Detran e agentes da Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT).

Para o Comandante Geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, essa ferramenta veio a concretizar o trabalho integrado que acontece entre a Polícia Militar e os demais órgãos da segurança pública. “É motivo de muito orgulho o desempenho da equipe responsável pelo software. Isso é uma demonstração de que a inovação e a modernização dos mecanismos de segurança estão avançando cada vez mais e a Polícia Militar, juntamente com seus parceiros, estão acompanhando esse crescimento”, destacou o Comandante.

Ao fim da cerimônia, os integrantes da equipe de desenvolvimento do aplicativo foram homenageados e receberam certificado em menção ao trabalho realizado, sendo eles o tenente-coronel da PM Luiz Carlos Valadares Veras Júnior, o cabo Brunno Sales Cunha, cabo Paulo Roberto Maciel de Sousa, soldado Ueslei Taivan Silva Nascimento e soldado Thales Wilke Silva de Castro. Conforme o Comandante Geral, os militares receberão, ainda, elogio em suas fichas individuais em virtude da iniciativa.