Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os interessados ainda podem se inscrever na Olimpíada até este sábado, 30, pelo sita da competição

Os interessados ainda podem se inscrever na Olimpíada até este sábado, 30, pelo sita da competição Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Os interessados ainda podem se inscrever na Olimpíada até este sábado, 30, pelo sita da competição Os interessados ainda podem se inscrever na Olimpíada até este sábado, 30, pelo sita da competição

Faltando um dia para o fim do prazo de inscrições na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, o Tocantins atingiu 100% de adesão das Secretarias Municipais de Educação. Com isso, escolas dos 139 municípios tocantinenses podem se inscrever na competição. Os professores que ainda desejam fazer a inscrição devem acessar, até este sábado, 30, o site www.escrevendoofuturo.org.br e clicar em cadastrar-se, caso não tenham cadastro. Após realização do cadastro deverão clicar na aba Olimpíada e, posteriormente, na aba inscrições.

De acordo com dados da Gerência de Desenvolvimento do Ensino Fundamental, até o momento 647 escolas se inscreveram, além de serem registradas 2.691 inscrições individuais nas diversas categorias da olimpíada.

A coordenadora estadual da Olimpíada, Roseli Bitzcof, destacou o empenho das equipes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) na mobilização junto às Diretorias Regionais de Educação (DRE), Secretarias de Educação dos municípios e escolas públicas tocantinenses.

“Além do contato com as secretarias municipais, promovemos a formação para os professores das duas redes nas 13 Diretorias Regionais de Educação. Os assessores de área de linguagens passaram por essa capacitação da olimpíada e agora estão multiplicando para os educadores que vão estimular os estudantes na produção textual”, frisou.

O concurso

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação das competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar onde vivem, aproximando a comunidade da escola.

Podem ser inscritos trabalhos em quatro gêneros: poemas (para alunos de 5º e 6º anos do ensino fundamental), memórias literárias (para 7º e 8º anos), crônica (para 9º ano fundamental e 1º do ensino médio) e artigo de opinião (para os estudantes de 2º e 3º anos do ensino médio). A iniciativa também propõe para o professor de língua portuguesa uma formação que o auxilie na reflexão e compreensão da função social da escrita, fortalecendo o seu trabalho em sala de aula.

Premiação

Neste ano, os primeiros 100 mil professores inscritos recebem um DVD com a Coleção da Olimpíada, material que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita em quatro gêneros textuais. Os 500 alunos semifinalistas e seus professores receberão medalha, livros e participação de oficinas culturais e de formação. Os 152 alunos finalistas e seus professores ganham medalha e 1 tablet.  Para os 28 professores semifinalistas o prêmio será notebooks e para 20 alunos vencedores e seus professores: medalha, notebook e impressora. As escolas dos 20 melhores textos ganham 10 computadores, impressora, projetor com telão para projeção e livros.

Participações do Tocantins

Na 4ª edição do concurso, em 2015, aderiram à Olimpíada no Tocantins, 137 secretarias de educação municipais, totalizando em 2.773 estudantes inscritos, além de 1.698 professores participantes. Três educandos do Estado ficaram entre os finalistas: Wellington Pereira de Araújo, aluno do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, de Palmas; Marcos Henrique Alves Chaves, estudante da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, de Cariri do Tocantins; e Daniely Lopes Barbosa, Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima, de Araguaína.