Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Três iniciativas, de nível nacional, que contam com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), encerram as inscrições nesta sexta-feira, 19: Programa Jovens Embaixadores, Programa Jovem Senador e Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Todos os programas têm o intuito de desenvolver a aprendizagem dos estudantes e estimular o protagonismo juvenil.

Uma ação da Embaixada dos Estados Unidos (EUA) no Brasil, o Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros de escolas públicas com intercâmbio no País.  De 2005 a 2015 mais de 2.500 tocantinenses se inscreveram e 11 já representaram o Tocantins no programa. As inscrições devem ser feitas por meio do link: http://www.jovensembaixadores.org/2017/precadastro.php.

Já no Programa Jovem Senador, a participação dos estudantes acontece por meio de uma redação, cujo tema é “Esporte: Educação e Inclusão”. Na primeira etapa, cada unidade de ensino participante seleciona uma redação e encaminha para a Seduc. Na fase seguinte a Educação seleciona os três melhores textos e encaminha para o Senado Federal, juntamente com as fichas de inscrição e cópia dos documentos dos participantes. Na etapa final, as redações serão avaliadas pelo parlamento, que será responsável por selecionar 27 finalistas, um de cada unidade da Federação.

Na Olimpíada de Língua Portuguesa, as escolas devem inscrever os textos dos estudantes participantes por meio do sitewww.escrevendoofuturo.org.br e enviá-los para a Comissão Julgadora Escolar. Nessa iniciativa, participam alunos e professores de escolas públicas brasileiras, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

De acordo com o gerente de Projetos Educacionais da Seduc, Júlio César da Rocha, a Educação apoia as iniciativas que estimulam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes das escolas estaduais do Tocantins. “Queremos o melhor para os nossos alunos. Assim, o trabalho de divulgação, o preparo e a sensibilização das escolas estaduais das 13 Diretorias Regionais de Ensino (DRE’s) partiu de um esforço conjunto da Seduc”, afirmou.

PJB

Também nesta sexta, os estudantes do Tocantins que concorrem a uma vaga no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2016 poderão conferir o resultado da seleção por meio do site http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem.