Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fábio Gamba

A supervisão da Unidade de Conservação Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) com sede em Araguacema, promoveu nessa quinta-feira, 05­, naquele município uma audiência pública sobre animais aquáticos, com ênfase aos jacarés. O encontro foi motivado pelo acidente ocorrido recentemente quando um homem foi a óbito supostamente por ataque de um jacaré na zona urbana da cidade.

A audiência teve como foco principal repassar aos cerca de 120 participantes, informações sobre os jacarés. Dentre elas o ambiente onde vivem, a ocorrência das espécies e o comportamento desses animais. A avaliação consistiu na identificação de áreas onde estes animais naturalmente, possam estar utilizando em atividades comportamentais como áreas de alimentação e reprodução.

Outro aspecto identificado foi em relação à própria qualidade ambiental dos locais, onde vivem estas espécies, o que possivelmente poderá contribuir com comportamentos anormais dos animais. Também foi ressaltado o estabelecimento de um conjunto de medidas de segurança e outras ações que serão desenvolvidas como um programa educativo que envolverá a comunidade local e os turistas, além de um monitoramento dos jacarés a médio e longo prazo, a fim de evitar acidentes.

Na tarde e noite desta quarta-feira, 04, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o grupo de pesquisa CROQUE, realizaram uma avaliação inicial sobre as populações de jacarés residentes nas proximidades da zona urbana do município e em locais do rio Araguaia, onde a presença e o fluxo de pessoas são intensos. Durante a audiência foi repassado aos presentes que será realizado outro monitoramento, visto que o rio Araguaia continua com volume de água elevado.

Segundo o supervisor da APA Ilha do Bananal/Cantão, Fábio Gamba, os pesquisadores salientaram a necessidade de se realizar um novo censo quando o Rio Araguaia estiver com o volume d’ água mais baixo. “Eles acreditam que por volta do mês de junho terão um parâmetro sobre as populações de jacarés, ocasião que será entregue ao Naturatins um relatório técnico, que poderá auxiliar o órgão na tomada de decisão e realização de ações necessárias”, relata.

Ao final das explanações realizadas pelos técnicos e pesquisadores, foi aberto um debate com a comunidade, que expôs dúvidas e a necessidade da implantação de outras atividades que são necessárias para se evitar a proximidade com estes animais. 

Participação

Participaram da audiência representantes do Naturatins como o superintendente de Gestão Ambiental Natal César e a gerente do Núcleo de Fauna, Grasiela Pacheco. Também participaram o chefe de Fiscalização do IBAMA Lenine Barros Cruz, pesquisadores do Grupo CROQUE e da UFT, autoridades municipais, representantes do BPMA de Caseara, Promotoria de Justiça da Comarca de Araguacema, servidores da APA Ilha do Bananal/Cantão, diretores de Escolas municipais e estaduais, alunos do Ensino Médio, servidores públicos, pescadores e religiosos.