Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado Eduardo Siqueira Campos (DEM) apresentou requerimento na sessão desta terça-feira, 17, em que propõe a aprovação de Votos de Aplausos à Rede Globo de Televisão, à TV Anhanguera e a todos os profissionais da equipe do programa Globo Repórter, exibido na última sexta-feira,13, em que apresentou o Parque Estadual do Jalapão. Além do repórter Francisco José e equipe, o deputado destacou também o trabalho do guia Jurandir, que é sargento do Corpo de Bombeiros e também do guia Sandro Carvalho, servidor do Naturatins.

Eduardo Siqueira avaliou como “magnifica” a forma como o Brasil pode ver pela TV o Parque Estadual do Jalapão. O parlamentar destacou ainda as belezas da cachoeira da velha e da ré, cavernas, dunas e plantas medicinais mostradas no programa. Neste Globo Repórter foi possível o Brasil saber que o Jalapão alimenta as bacias hidrográficas Tocantins-Araguaia, do São Francisco e do Rio Parnaíba.

Além das belezas, Siqueira reconheceu que a exibição do programa destacando o potencial turístico, de natureza preservada e a convivência sustentável dos tocantinenses, faz com que a população tenha disposição uma riqueza natural imensurável. “Em especial pelo caráter humano do programa que não se furtou a apresentar o maior patrimônio do Jalapão, e o que de melhor existe naquele Parque, a saber, seu povo, sua gente. Todos tão determinados e corajosos como de resto é todo o povo deste Tocantins. Mais do que uma homenagem ao Jalapão, vimos uma belíssima e emocionante ode, verdadeira elegia ao seu povo”, declarou.

O parlamentar citou também que a Lei que criou o Parque Estadual do Jalapão foi de autoria do então governador Siqueira Campos, sancionada pelo próprio, adquirindo o número de 1.203, em 12 de janeiro de 2001.