Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O espetáculo de rua “Do Repente”, da Lamira Artes Cênicas, que traz uma mistura do universo popular nordestino com elementos da Commedia Dell’Arte, vai ser apresentado em três cidades do interior do Tocantins, entre maio e junho deste ano. A turnê tem o patrocínio da Petrobras Distribuidora, através do “Programa Petrobras Distribuidora de Cultura”, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A peça teatral será levada para Arraias/TO, Cristalândia/TO e Natividade/TO. Além de receber a montagem, as cidades também serão contempladas com oficinas gratuitas sobre interação entre teatro e dança e também intercâmbio cultural entre a Lamira e grupos artísticos específicos desses lugares.

Uma das novidades nas apresentações da peça é a participação, ao vivo, de uma tradutora e interprete de libras. A intenção é promover a difusão cultural também entre os portadores de deficiência auditiva. Além disso, os portadores de deficiência visual terão os cartazes e folders adequados às suas necessidades, em Braille.

Espetáculo

O “Do Repente” permite em sua pesquisa cênica de coreografia, figurinos, cenário e iluminação, características que nos remetem à ideia do cangaço, do vaqueiro, dos coronéis, entre outros. Além de músicas que homenageiam a tradição repentista, seja ela no coco de embolada, no aboio, na viola, no martelo agalopado ou no martelo perguntado. O espetáculo traz um universo de sonoridades da cultura popular do nordeste, que sem dúvidas, faz parte da construção da identidade cultural brasileira. A história traz quatro personagens que ao decorrer das cenas usam máscaras para contar os casos da narrativa.

A peça teatral, que tem 35 minutos de duração, é gratuita e livre para todas as idades.

Oficina

A Oficina “A Fisicalidade como Interseção entre Teatro e Dança”, ministrada pelos diretores da Lamira, João Vicente e Carolina Galgane, pretende trabalhar diversos movimentos corporais e jogos teatrais. Isso porque cada vez mais o artista cênico precisa estar munido de várias linguagens para o exercício de suas atividades na cena. Nesse sentido, esta oficina surge para oferecer vivências na área da Dança e do Teatro, numa só atividade, de forma ativa, demonstrando como as duas artes interagem e enriquecem o artista.

Em uma linguagem, lúdica e divertida, a oficina é apresentada sem que sejam necessários conhecimentos prévios e experiências anteriores.

Lamira Artes Cênicas

A Lamira é um grupo de Artes Cênicas de Palmas/TO. A Cia completa, agora em 2016, seis anos de criação e no final de 2015 estreou o seu quinto espetáculo: “Olhai por nós”, uma montagem cênica-musical.

O grupo pesquisa e busca na fisicalidade o ponto de interseção entre as linguagens da Dança, Teatro e Arte Circense. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas. O objetivo da Cia é fomentar, fortalecer e desenvolver as Artes Cênicas como linguagem cultural.

Cronograma das Apresentações

Arraias

20 de Maio

Espetáculo - 19h – Praça da Matriz

21 de Maio

Oficina - 8h – Museu Histórico

Intercâmbio – 14h - Museu Histórico

Natividade

30 de Maio

Oficina – 17h - Escola Nossa Senhora de Fátima

31 de Maio

Intercâmbio – 17h - Escola Nossa Senhora de Fátima

01 de Junho

Espetáculo – 18h – Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Cristalândia

16 de Junho

Oficina – 8h – Colégio Estadual de Cristalândia

Intercâmbio – 14h - Colégio Estadual de Cristalândia

17 de Junho

Espetáculo – 18h – Parque de Vaquejada