Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado José Roberto Forzani (PT) participou na noite dessa terça-feira, dia 24, no Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do lançamento da Frente Brasil Popular (FBP). Já estruturada em nível nacional, a organização visa rearticular a esquerda do País contra o golpe parlamentar imposto à presidente Dilma Rousseff e defender um projeto de inclusão social a todos os setores menos favorecidos da população.

O parlamentar considerou que a atual luta contra a pretensão da direita de reimplantar seu projeto neoliberal sob a farsa do impeachment deve atravessar todos os movimentos sociais e organizações de esquerda. “O momento é de mobilização e de urgente ocupação dos espaços públicos, bem como do enfrentamento a instituições que ora refletem os interesses da burguesia nacional, como os parlamentos estaduais e municipais", avaliou.

A Frente é formada por mais de 30 segmentos, dentre organizações não-governamentais (ONGs) e partidos políticos. Entre esses organismos estão a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Movimento Kizomba, Levante Popular da Juventude, Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM), Movimento da luta LGBT e a Central dos Movimentos Populares (CMP).  

José Roberto também acompanhou o movimento de ocupação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Palmas. Artistas ocuparam o espaço por tempo indeterminado na defesa de mais incentivos à cultura. “O protesto ocorre em todo o país não só pela cultura, mas pela garantia de todos os direitos sociais conquistados na última década", afirma um dos organizadores do movimento, Whetenberg Nunes. Alem de diversos líderes locais o lançamento contou também com a presença do coordenador nacional do MST João Paulo Chaves.