Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Tocantins com o apoio da Polícia Civil, Detran e órgãos municipais de segurança, realizou na quarta-feira, 25, a primeira etapa da "Operação Expediente Integrado”, com o emprego do efetivo administrativo e operacional das unidades da PM, visando reforçar o policiamento em áreas comerciais e residenciais, nas localidades e pontos considerados críticos, das mais diversas cidades tocantinenses, objetivando prevenir e/ou coibir ações criminosas, com a finalidade de garantir a manutenção da ordem pública, paz social e a redução dos índices de criminalidade no Estado do Tocantins.

Foram realizadas ações de policiamento ostensivo, através da realização de blitzes em pontos estratégicos das cidades, bloqueios nas entradas e saídas dos municípios, bem como abordagens itinerantes a pessoas e veículos suspeitos. Durante a operação foram abordadas 1.980 pessoas suspeitas e 2.082 veículos, que resultaram na confecção de 122 infrações de trânsito e na remoção de 47 veículos em situação irregular.

Os policiais empregados na operação deram ênfase aos locais de maior incidência de ocorrências policiais de acordo com mapas estatísticos de manchas criminais e levantamentos do serviço de inteligência de cada unidade envolvida, bem como de levantamentos realizados pelas demais forças de segurança pública.

“Com atuações dessa natureza a Polícia Militar reforça as ações de policiamento ordinário já existente e contribui juntamente com os demais órgãos de segurança para a diminuição dos índices de criminalidade em todo estado”, destaca o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Glauber de Oliveira Santos. O comandante esclarece que a operação ocorre em reforço ao policiamento ordinário já existente, com emprego de policiais que atuam rotineiramente em atividades administrativas, mas que também são empregados no policiamento operacional quando necessário. A segunda etapa da operação acontece no domingo, 29, com a finalidade de garantir um retorno tranquilo do feriado aos cidadãos tocantinenses. Nessa etapa o reforço será nas entradas e saídas das cidades.