Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

União, fidelidade, companheirismo, unidade, luta, trabalho, cumprimento da lei e foco em uma negociação conjunta ao invés de buscar causas individuais. Essas foram as principais palavras presentes nos discursos dos representantes das 41 entidades classistas dos servidores públicos que participaram do lançamento do Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Tocantins (MUSME-TO), nesta última quarta-feira, 25 de maio. O movimento nasceu com o objetivo de unir as diversas categorias profissionais de servidores públicos estaduais em prol de garantir o cumprimento de todos os direitos das categorias.

Sindicatos, associações representativas, federações e associações de militares comemoraram o que definiram como “um dia histórico para o movimento sindical tocantinense”. Na ocasião, foi apresentada a primeira pauta conjunta a ser defendida: o pagamento dos retroativos da data-base do ano passado, bem como a incorporação do índice referente à data-base deste ano.

“O lançamento do Musme é um marco no movimento sindical e viabiliza melhores estratégias, unindo ideias, fortalecendo a luta sindical em prol do reconhecimento dos direitos e cumprimento da lei. Lei foi feita para ser cumprida. Precisamos despertar o servidor para que ele se sinta protagonista da sua história frente ao Estado do Tocantins e também para que o Governo não nos olhe como vilões, pois não somos responsáveis pela crise e pela atual circunstância em que os Estados brasileiros se encontram hoje”, sustentou Cinthia Paula de Lima, membro da Comissão Organizadora do Musme-TO e presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Tocantins (SINDEPOL-TO).  

Também foram divulgadas as primeiras ações do Musme. O Movimento vai coordenar a convocação de assembleias gerais nas quais os servidores serão chamados para deliberar sobre os novos rumos da negociação. “As assembleias gerais serão convocadas tendo em vista o insucesso do nosso diálogo com o governo, que nas reuniões somente apresentou propostas que frustraram os servidores. O servidor pode aguardar que até o dia 11 de junho, ele será convocado pelo seu sindicato”, explicou Gustavo Menezes, membro da Comissão Organizadora do Musme e diretor do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Tocantins (SINDSEMP-TO).

Raimundo Sulino é policial militar, capitão da reserva e membro da comissão organizadora. Ele enfatizou a importância da participação dos militares. “Também somos servidores e também estamos preocupados com a situação da nossa data-base. Queremos tão somente o cumprimento da lei”, pontuou o capitão.

Entidades no lançamento

Sinpef-TO, Sinsjusto, Sintras-TO, Sindilegis, Seet, NCST-TO, FASPTO, Sisepe-TO, Sindsemp-TO, Sindater-TO, Fesempre, CSPB, Sicideto, Sindifiscal-TO, Sindifato, Sindiperito, Simed-TO, Seto, Sinpol-TO, Sindjor-TO, Sindare-TO, Audifisco, Sinfito, Sintet, Cut Tocantins, Sindefesa-TO, ASSPMETO, AMPTO, Assecad, Fesserto, ABMTO, Asser-TO, Asfeto, Apra-TO, AFA-TO, Assagro, Asmir, Aometo, Asleto, Feapol e Sindisaúde (RO).