Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

Depois de passar por Aurora e Taguatinga, em abril, a comitiva do Governo do Tocantins estará em São Salvador, cerca de 400 quilômetros de Palmas, também na Região Sudeste do Estado, em mais uma cerimônia de certificados de propriedade das cisternas oferecidas pelo Programa Água Para Todos. O evento será no Centro de Cultura e Lazer, dia 06 de junho.

A zona rural de São Salvador recebeu 259 cisternas, hoje todas instaladas, beneficiando mais de mil pessoas. “Desde o começo do ano passado, quando assumiu a gestão do estado, o governo Marcelo Miranda, por meio a da ATS (Agência Tocantinense de Saneamento) já entregou mais de 60% das cisternas. Foi um salto gigante, se levarmos em conta que, quando assumimos a Agência, apenas 12% desses equipamentos estavam nas propriedades dos beneficiários”, destacou Eder Fernandes, presidente da ATS.

O Programa Água Para Todos é uma das estratégias conquistadas pela ATS junto ao governo Federal, para amenizar a crise da falta de água no Sudeste. Cada unidade tem capacidade para 16 mil litros e, além dela, as famílias ainda recebem a casa-abrigo, que serve para captação de água da chuva, uma calha e também uma bomba d´água manual. “Ao todo, os investimentos do Programa em São Salvador corresponde a cerca de R$ 1,5 milhão”, revelou Eder Fernandes.

Outra ação do governo é a construção de cinco barragens no município. Desse volume, três já estão concluída e outras dois em fase de execução.

Ano passado, 60 caminhões-pipa foram contratados para levar água a 31 cidades, sendo 27 do Sudeste, que enfrentaram problemas com a estiagem.

Ordem de Serviço

Na mesma cerimônia, o governo do Tocantins ainda assinará Ordem de Serviço para reforma e urbanização das Instalações da ATS no município, com investimento de R$ 54.182,55. O serviço compreende a pintura (reservatórios, paredes, portas, portões, pisos e tubulações), capina, roçagem, limpeza de reservatório, instalação de cercas, e pequenos reparos como soldagem das chapas de aço dos reservatórios e troca de dobradiças.