Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Cristalândia deve receber no dia 16 de junho, o espetáculo de rua “Do Repente”, da Lamira Artes Cênicas. A peça teatral, que traz uma mistura do universo popular nordestino com elementos da Commedia Dell’Arte, será apresentada no Colégio Estadual da cidade. A turnê, que já passou por Arraias e Natividade tem o patrocínio da Petrobras Distribuidora, através do “Programa Petrobras Distribuidora de Cultura”, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Além de receber a montagem, as cidades são contempladas com oficinas gratuitas sobre interação entre teatro e dança e também intercâmbio cultural entre a Lamira e grupos artísticos específicos desses lugares.

Uma das novidades nas apresentações da peça é a participação, ao vivo, de uma tradutora e interprete de libras. A intenção é promover a difusão cultural também entre os portadores de deficiência auditiva. Além disso, os portadores de deficiência visual terão os cartazes e folders adequados às suas necessidades, em Braille.

Espetáculo

O “Do Repente” permite em sua pesquisa cênica de coreografia, figurinos, cenário e iluminação, características que nos remetem à ideia do cangaço, do vaqueiro, dos coronéis, entre outros. Além de músicas que homenageiam a tradição repentista, seja ela no coco de embolada, no aboio, na viola, no martelo agalopado ou no martelo perguntado. O espetáculo traz um universo de sonoridades da cultura popular do nordeste, que sem dúvidas, faz parte da construção da identidade cultural brasileira. A história traz quatro personagens que ao decorrer das cenas usam máscaras para contar os casos da narrativa.

A peça teatral, que tem 35 minutos de duração, é gratuita e livre para todas as idades.

Oficina

A Oficina “A Fisicalidade como Interseção entre Teatro e Dança”, ministrada pelos diretores da Lamira, João Vicente e Carolina Galgane, pretende trabalhar diversos movimentos corporais e jogos teatrais. Isso porque cada vez mais o artista cênico precisa estar munido de várias linguagens para o exercício de suas atividades na cena. Nesse sentido, esta oficina surge para oferecer vivências na área da Dança e do Teatro, numa só atividade, de forma ativa, demonstrando como as duas artes interagem e enriquecem o artista.

Em uma linguagem, lúdica e divertida, a oficina é apresentada sem que sejam necessários conhecimentos prévios e experiências anteriores.

Lamira Artes Cênicas

A Lamira é um grupo de Artes Cênicas de Palmas/TO. A Cia completa, agora em 2016, seis anos de criação e no final de 2015 estreou o seu quinto espetáculo: “Olhai por nós”, uma montagem cênica-musical.

O grupo pesquisa e busca na fisicalidade o ponto de interseção entre as linguagens da Dança, Teatro e Arte Circense. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas. O objetivo da Cia é fomentar, fortalecer e desenvolver as Artes Cênicas como linguagem cultural.

Cronograma das Apresentações:

Cristalândia

16 de Junho

Oficina – 8h – Colégio Estadual de Cristalândia

Intercâmbio – 14h - Colégio Estadual de Cristalândia

17 de Junho

Espetáculo – 18h – Parque de Vaquejada