Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Face ao período eleitoral, foi anunciado na tarde desta quinta-feira, 2, durante coletiva de imprensa concedida pelo prefeito Carlos Amastha, o afastamento de quatro secretários municipais. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial de quinta-feira, 1º de junho, último prazo de descompatibilização.

O afastamento dos secretários se deve à descompatibilização para concorrer à cargos eletivos nas próximas eleições. Na ocasião, Amastha agradeceu ao trabalho desempenhado pelos gestores Alan Barbiero, Germana Pires Coriolano, Eliane Campos e Danilo de Melo. Em seus respectivos cargos foram anunciados, Valéria Albino de Araújo Nunes para a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano; Evercino Moura, na Fundação de Meio Ambiente; Virgínia de Moura Fragoso assume a Secretaria de Desenvolvimento Social e à frente da Secretaria de Educação fica a secretária executiva, Kelma Tavares.

Perfis

Virgínia de Moura Fragoso – Secretaria de Desenvolvimento Social

Natural de Bagé (RS), mudou-se para região Norte do país em 1989 e reside no estado do Tocantins desde 1992. Mora em Palmas desde 2003, é casada e mãe de dois filhos. Graduada há oito anos, é psicóloga efetiva do município desde 2014 e está envolvida com a Política Pública de Assistência Social desde 2011. Trabalhou como técnica de referência nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos municípios de Almas, Novo Acordo e Palmas. Atualmente participa do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) do Tocantins e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Palmas do qual estará presidente até o dia 12 de abril. Trabalha em favor da garantia de direitos e da consolidação das políticas públicas.

Kelma Tavares de Oliveira – Secretaria de Educação

Possui licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e pós-graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Albert Einstein (Brasília-DF). É servidora da rede estadual de ensino desde 1993, atuando como professora até o ano de 2008, sendo que em 1998 venceu o prêmio de Valorização dos Servidores do Estado do Tocantins. Ainda exerceu funções administrativas na Secretaria Estadual de Educação, como coordenadora de Certificação e Normatização e direção de Gestão de Pessoal.

Valéria Albino de Araújo Nunes - Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano

Administradora, com MBA em Gestão Pública pela Fundação Universidade do Tocantins. Servidora efetiva do Município de Palmas de 2000 a 2013. Esteve cedida ao Governo do Estado de 2005 a 2011, em 2012 assumiu a diretoria de Recursos Humanos da Secretaria de Planejamento e Gestão do Município de Palmas, em 2013 foi nomeada como Diretora da Folha de Pagamento. Já em 2014 retornou à Diretoria de Recursos Humanos e em 2015 assumiu como Superintendente de Recursos Humanos, cargo que ocupa até o momento.

Evercino Moura Fundação de Meio Ambiente

Graduado em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e pós-Graduado em MBA em Gestão Eficaz de Obras e Projetos, pela Universidade Cruzeiro do Sul. É servidor de carreira da Prefeitura de Palmas desde 2005, sendo que, em 2008, assumiu a Gerência de Projetos Habitacionais. De março de 2010 até dezembro de 2011 ocupou o cargo de diretor técnico de Engenharia na Seduh. Desde 2013, ocupa o cargo de secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação.