Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

“Agora tenho uma casa para chamar de minha”. Essa foi a reação de dona Valdeti Sousa Teixeira, de 68 anos, durante a solenidade de entrega de unidades habitacionais pelo governador Marcelo Miranda e pela primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda, neste sábado, 4. Valdeti foi uma das 202 famílias beneficiadas com moradias na quadra 1.303 Sul, em Palmas. A solenidade contou ainda com a presença da vice-governadora Cláudia Lélis, do procurador geral de Justiça, Clenan de Melo, secretários de estado e populares.

Valdeti diz que criou nove filhos, mas só agora realizou o sonho da casa própria, o que ela descreve como uma graça de Deus e do governador. “Esperei a vida toda por esse benefício, mas agora ele chegou”, comemorou, ela que antes morava com uma filha.

O carpinteiro Cláudio Pereira, de 50 anos, pai de dois filhos, também contemplado com uma unidade habitacional, disse que a casa própria representa melhoria na qualidade de vida de toda a família. Aposentado por problemas nos membros inferiores, ele explicou que com o dinheiro antes destinado ao aluguel agora pode melhorar a qualidade de vida de toda a família. “Representa qualidade de vida, além do conforto de morar no que é seu”, ressaltou.

Para o governador Marcelo Miranda, o Programa Pró Moradia deu certo porque ajuda famílias de baixa renda a conquistarem qualidade de vida, por meio da casa própria. “Foi implantado no centro da capital, justamente para facilitar a vida das pessoas contempladas”, disse explicando que gostaria de estar entregando muito mais moradias, mas o programa sofreu descontinuidade nas gestões anteriores.

A paralisação do programa gerou uma espera de cerca de nove anos para a assistente de serviços de saúde Alieide Guido Coelho, mãe de quatro filhos. Ela disse que agora com o sonho da casa própria concretizado vai poder proporcionar uma vida melhor para os filhos. “O que pagava de aluguel, agora posso investir nos meus filhos, graças a Deus”.

Para Dulce Miranda, as entrega dessas unidades habitacionais proporcionará melhores dias para os beneficiados. “A casa própria promove dignidade, cidadania e qualidade de vida para as famílias”.

Custos

Orçado em mais de R$ 24 milhões, as 202 casas foram construídas em parceria com o governo federal, por meio do programa Pró-Moradia 2ª etapa, e atende à demanda de famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Nesta etapa, assim como na anterior, foram realizados os serviços de terraplenagem, drenagem pluvial, alimentação e rede de distribuição de água, esgotamento sanitário e a pavimentação. As obras realizadas e a entrega das casas, juntas, vão atender um total de 654 famílias, com estimativa de 2.600 pessoas beneficiadas.

O programa    

O contrato do programa foi firmado ainda em 2008, na gestão anterior do governador Marcelo Miranda, mas não houve continuidade nesse período e as obras só foram retomadas no ano passado, quando as primeiras 250 famílias foram beneficiadas.

Iluminação Pública

Durante a solenidade o governador Marcelo Miranda autorizou a Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos a abrir processo licitatório para implantação de iluminação pública no conjunto habitacional. As obras estão estimadas em R$ 120.000,00.