Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizará encontro na Central de Urnas do Estado, na próxima terça-feira (7/6), às 10h, onde será realizado o Segundo Simulado Nacional de Hardware, que tem como objetivo evitar possíveis problemas técnicos no dia da eleição.

O encontro terá a presença da presidente do Tribunal, desembargadora Ângela Prudente e de toda equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação para explicar o funcionamento do processo e como é feito o armazenamento e a seguranças das urnas.

Os testes terão duração de quatro dias, finalizando na próxima sexta-feira (10/6). “Iremos submeter as urnas a testes exaustivos dos componentes eletrônicos, identificando os problemas para serem corrigidos", explica o chefe da sessão de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas, Francisco Moura Fé.

Para o coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística, Rogério Nogueira, os testes públicos de segurança demonstram transparência e atestam a confiabilidade da urna. “Estaremos atentos, principalmente aos componentes da identificação biométrica, já que nessas eleições, quase todas as zonas eleitorais terão votação por biometria", ressalta.

Conheça as diretrizes que normatizam o Teste Público de Segurança:

·         Resolução-TSE nº 23.444/2015

·         Edital do Teste Público de Segurança (formato PDF)