Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro

Com objetivo de implantar o Programa Pró-Genética, criado no estado de Minas Gerais, para os produtores rurais do Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) realiza nos dias 14 e 15 de junho, o Seminário de Sensibilização ao Pró-Genética. O evento acontece no auditório da Seagro, em Palmas.

Outra proposta do Seminário é para aproximar os produtores rurais que precisam adquirir touros geneticamente melhorados com os produtores dos touros, a fim de facilitar a comercialização entre os interessados. “O Pró-Genética é mais opção para os produtores rurais que precisam melhorar seus rebanhos, mas não têm condições de utilizar outras tecnologias que exigem melhorias estruturais em suas propriedades”, esclarece. 

Ainda de acordo com Érika Jardim, durante o evento será realizada também uma oficina de planejamento de ações, onde serão definidos os municípios, e possíveis datas, onde deverão ocorrer as Feiras de Touros, para que os pecuaristas conheçam os animais e efetuem a comercialização, caso seja esse o interesse. “Essas feiras já ocorrem em outros estados e estamos planejando realizar aqui no Tocantins”. O objetivo é apoiar a comercialização com finalidade de melhorar a genética dos rebanhos no Estado.  

O Seminário está sendo coordenado pela Seagro e Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Instituto de Desenvolvimento Rural do estado do Tocantins (Ruraltins). O Instituto é quem faz o levantamento das demandas junto aos produtores, de quantos touros e de quais raças eles precisam para melhorar seus rebanhos, segundo a diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim.

Pró - Genética

O Pró-Genética, Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais, operacionalizado por meio das "Feiras de Touros", promovidas pela parceria entre Seapa-MG, Emater-MG, Ima, Epamig, ABCZ e Girolando, visa contribuir para a criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural.

Programação

Terça-feira, 14 de junho - Manhã

9:30h – Abertura;

9:40h – Apresentação do Programa Pró Genética – Técnicos do ABCZ;

10:20h – Desenvolvimento e experiências do Pró- Genética em Minas Gerais; Engenheiro agrônomo da EMATER/MG, José Alberto Ávila Pires; 

11:00h – Oficina de debate e esclarecimentos sobre o papel das Instituições Estaduais no Programa

Tarde

14:00h  – Oficina de Planejamento das Ações Estaduais - SEBRAE

Quarta-feira, 15 de junho  Manhã

8:30h –  Apresentação do Plano de Ação Estadual do Programa Pró- Genética  TO

12:00h – Encerramento.