Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece em Goiânia, de 06 a 10 de junho, no auditório do K Hotel, o 14° Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos – ENFISA. O evento coordenado e fomentado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento tem como objetivo principal a promoção de ações pela harmonização de procedimentos de fiscalização de comércio e uso de agrotóxicos. “O evento tem contribuído para o nivelamento dos serviços estaduais de fiscalização através da identificação de iniciativas bem sucedidas”, explica o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo.

De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal da Adapec, Carlos Cesar Barbosa Lima, na tarde desta segunda-feira, os representantes da Agência participam de uma reunião com órgãos de defesas de outros estados. “Estamos discutindo a necessidade de harmonizar os procedimentos de cadastro estadual de agrotóxicos e preparar um documento de orientação a ser observado quando da revisão das legislações estaduais”, lembra Carlos César.

Durante o encontro serão debatidos temas relevantes como: Destinação de produtos apreendidos durante as fiscalizações; Inteligência na Fiscalização; Marketing Público; Identificação de Agrotóxicos Ilegais (falsificados, contrabandeados). Dentro do evento acontece ainda a reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (FONESA) e o Seminário sobre Agrotóxicos.

O encontro conta com a participação de todos os representantes dos órgãos Executores de Defesa Sanitária Vegetal dos estados, representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia e das entidades de representação do setor privado (indústria e produtores).