Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Intencionando desenvolver atividades das diferentes linguagens artísticas nas unidades escolares da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc), por meio da gerência de Cultura, está promovendo oficinas de Literatura de Cordel, Música e Teatro. Diversas escolas já foram contempladas com as oficinas.

Na próxima quinta-feira, 9, a Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, em Palmas, recebe a oficina de teatro para alunos e professores do ensino médio. Serão 8 horas de aulas ministradas pelas arte-educadoras da Seduc, Sheyla Virgínio e Cleuda Milhomem. “Na oficina serão trabalhados jogos teatrais, criação, produção textual, interpretação e produção”, explica Sheila.  O resultado final será apresentado durante a festa junina da escola, que será realizada no final deste mês.

O objetivo do projeto, segundo Cleuda, é diversificar as atividades artísticas nas unidades de ensino, cumprindo a Lei 13.278/2016, que prevê a inclusão das artes no currículo da educação básica. “A iniciativa visa fortalecer o ensino da arte e cultura nas escolas em suas diferentes linguagens, que são fundamentais para o desenvolvimento integral do aluno”, enfatiza.

Literatura de Cordel

Na terça-feira, 7, a Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, também na capital, foi contemplada com a oficina de Literatura de Cordel ministrada pelo técnico da Gerência de Cultura da Seduc, Juarês Alencar. Foram abordadas as diversas formas de apresentação do cordel com o intuito de desenvolver habilidades como ampliação do vocabulário e  criatividade na produção dos livretos que incluem textos e ilustrações.

As instituições de educação básica da rede estadual ou municipal que tiverem interesse em solicitar as oficinas devem entrar em contato com a Gerência de Cultura pelo telefone 3218-1401 ou pelo endereço eletrônico: gercultura@seduc.to.gov.br.