Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Dihu Eventos em parceria com o Shop da Brahma estará realizando nos dias 17 e 18 de junho, o 1º Deck Ville Team Rooping Show. A organização estima receber mais de seis mil pessoas durante o evento que acontece no espaço Deck Ville, localizado à beira do lago de Palmas.

Inscrições de diversos estados do País já foram confirmadas para a prova de Laço em Dupla que terá premiação de 75 mil reais. A prova de Três Tambores Feminina, também chama a atenção das competidoras que devem disputar o prêmio de 20 mil reais até nono colocado, sendo uma Moto Fan zero km para a campeã e valores diversos para as demais colocadas.

Um dos organizadores do evento, Diego Ferreira, fala sobre o objetivo de apresentar um evento como este no Tocantins e ressalta que além da estrutura de ponta para a realização das provas equestres, o Deck Ville Team Roping Show também terá apresentações com as duplas sertanejas Ageu e Rodrigo, Lucas e Gustavo e a grande atração nacional Thiago Brava. “A principal intenção deste evento é incentivar os competidores que tanto investem em seus animais e muitas vezes não conseguem o retorno suficiente com o esporte praticado. A prioridade também é proporcionar para os expectadores um grande evento unindo o esporte e o entretenimento em um ambiente de muita alegria e descontração”, ressalta Ferreira.

Segundo os organizadores do Deck Ville Team Hoping Show, o evento deve bater a meta de público e marcar o início de uma trajetória que contribui para o desenvolvimento principalmente do esporte equestre da região norte/nordeste, além do reconhecimento de treinadores e competidores que se mostram empenhados no exercício das modalidades.

Team Roping

A prova do Team Roping ou Laço em Dupla tem como objetivo laçar a cabeça e as patas do boi, de aproximadamente 200 kg, no menor tempo possível. As provas são realizadas em uma pista de areia de mais ou menos 90 metros de comprimento por 40 metros de largura. Os bois passam por um corredor estreito até chegarem ao brete, para início da prova.

O laçador que ocupa o lado esquerdo do brete é chamado de “Cabeceiro”, pois ele deve laçar a cabeça do novilho, já o competidor do lado direito é conhecido como “Peseiro”, responsável pela laçada das patas traseiras. Os cavalos precisam ficar em ponto de partida lado a lado no brete antes da largada e nenhum animal pode sair antes do boi, (esta saída é registrada por uma barreira que emite um som de apito), caso o laçador dê a largada antes do boi, a dupla é penalizada.

O cavalo, geralmente da raça Quarto de Milha, é parte fundamental da prova, devidamente treinado para esta modalidade, ele contribui para o sucesso do laçador durante todo o percurso. Depois que a barreira é aberta, o boi sai em disparada, o “Cabeceiro” é o primeiro a sair atrás do animal e assim que o boi é laçado pela cabeça, o “Peseiro” deve entrar em ação, finalizando com o novilho devidamente laçado, no centro dos dois cavalos que param frente a frente, onde o juiz levanta a bandeira, e no mesmo momento, a barreira é pausada, registrando por fim, o tempo da dupla.

Três Tambores

No lombo de um cavalo ou égua, o competidor percorre o trajeto em alta velocidade, com o objetivo de virar em 360º, três tambores espalhados em forma de triângulo em uma pista de areia, por isso o entrosamento ou “conjunto” formado com o animal é fundamental para uma boa apresentação. A contagem do tempo é feita por uma fotocélula, assim que o pescoço no animal cruza a linha imaginária (ponto de partida), o cronômetro é acionado e finalizado com a chegada do mesmo.

Caso o atleta derrube um dos tambores, são acrescentados cinco segundos no tempo final. Os competidores costumam se apresentar mais de uma vez em pista, sendo o vencedor aquele que obter o menor tempo de suas passadas.

O juiz de pista analisa o conjunto durante sua apresentação, sendo que para esta modalidade é exigido um traje ideal que se baseia em calça jeans, botas, camisa de manga longa por dentro da calça, chapéu ou boné. Após o término da apresentação, o juiz também verifica o cavalo, e se caso o animal apresente qualquer ferimento, o competidor é desclassificado.

Algumas categorias exigem o peso mínimo de cada competidor, sendo assim, durante a avaliação do juiz, o participante deve se pesar junto com o próprio equipamento (sela e manta) da prova. O peso mínimo exigido é de 65 quilos para a categoria ‘feminina” e 75 quilos para a categoria “aberta”. São permitidos enchimentos (mantas extras) e outros recursos para aumentar o peso do competidor.

Programação Deck Ville Team Roping Show

Sexta Feira 17/06

18h – Abertura - Início da prova de Laço em Dupla, bar e música sertaneja ao vivo (entrada franca)

Sábado 18/06

08h - Início da prova de Três Tambores Feminina com premiação de 20 mil reais (entrada franca)

14h – Continuação da Prova de Laço em Dupla com premiação de 75 mil reais (entrada franca)

Observação: O evento terá a opção de restaurante e bar para o público e competidores, assim fica extremamente restrita a entrada de qualquer alimento e bebidas nas dependências do evento.

18h - Início da balada do Team Roping Show com o Dj Rodrigo Marques

22h – Show de lançamento do CD da dupla Ageu e Rodrigo

00h30 – Show do artista nacional Thiago Brava

02h30 – Show da dupla Lucas e Gustavo

05h – Encerramento da balada com o Dj Rodrigo Marques