Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Centro de Convivência do Idoso de Guaraí recebeu uma série de atividades, na manhã da última quarta-feira, 15 de junho, quando foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A programação foi organizada pelo Hospital Regional de Guaraí (HRG), por meio do Núcleo de Educação Permanente, com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e de acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade Guaraí.

Na ocasião, o psicólogo Edgard Trapp ministrou palestra para conscientizar os idosos sobre seus direitos, lembrando que, infelizmente, muitos ainda são vítimas de violência física, mas principalmente psicológica. O profissional destacou que eles devem denunciar maus tratos.

Os 30 idosos participantes tiveram oportunidade de relatar experiências e interagir. O evento ainda contou com testes de glicemia, verificação de índice de massa corporal e de pressão arterial, lanche e sorteio de brindes.

Participaram do encontro, a primeira-dama Denize Sobrinho, técnicos em enfermagem membros da equipe do Hospital Regional de Guaraí e profissionais do CRAS de Guaraí.

De bem com a vida

Aos 82 anos de idade e com muita vitalidade, a aposentada Genésia Gomes disse ser feliz por viver em uma cidade aonde o idoso é tratado com respeito e carinho, sobretudo pelo poder púbico municipal que disponibiliza várias atividades. “Temos ações o ano inteiro”, disse Dona Genésia, que mora na cidade há 66 anos, é mãe de 16 filhos e tem 44 netos.

A Prefeitura de Guaraí desenvolve várias ações voltadas para os idosos. Destaque para o projeto “Guaraí de Bem com a Vida”, realizado pelas Secretarias Municipais da Saúde e de Desenvolvimento Social e Cidadania. Os participantes têm atividades físicas como aeróbica, treinamento funcional, hidroginástica, musculação, natação e ginástica localizada. Eles são acompanhados por um educador físico e enfermeiros do Núcleo de Saúde da Família.

Além disso, todas às quintas feiras são promovidas tardes de lazer e descontração no Centro de Convivência do Idoso, onde a atividade mais esperada é o “Forró da Melhor Idade”.