Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Philipe Bastos A pira olímpica, símbolo maior das competições desportivas, é acesa pelo aluno Douglas Bastos da Silva, do Colégio Estadual São José A pira olímpica, símbolo maior das competições desportivas, é acesa pelo aluno Douglas Bastos da Silva, do Colégio Estadual São José

A etapa regional dos XXVI Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e dos III Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets) foi oficialmente aberta na noite dessa segunda-feira, 20. A solenidade, realizada no ginásio esportivo do Colégio da Polícia Militar (CPM), contou com a presença de diretores de escolas de Palmas, além da secretária interina da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Morgana Gomes.

Ao todo, 39 escolas – públicas e particulares – participam desta etapa da maior competição estudantil do Tocantins. Centenas de alunos e equipes disputarão, durante esta semana, modalidades como Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Futsal, Voleibol, Basquete e Xadrez.

Para Morgana Gomes, os jogos representam muito mais do que o espírito competitivo dos alunos. Segundo a secretária, os Jets e os Parajets são uma ferramenta importante de interação social, aliada ao fortalecimento das atividades pedagógicas dentro das escolas.

“Os Jogos vão muito além das competições. Eles trazem para alunos, equipes e escolas a integração, a ludicidade e a união necessárias para o fortalecimento das relações interpessoais e pedagógicas. É com muito prazer e com muito orgulho que o governador Marcelo Miranda, muito comprometido com o desporto escolar, apoia os Jogos, principalmente em um ano tão especial para o Brasil, que é o das Olimpíadas no Rio de Janeiro”, completou Morgana.

Esta etapa regional reúne equipes ou atletas classificados nas fases escolares e municipais, das escolas jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Palmas. Na ocasião, a diretora Mara de Fátima Bassan Bayer, ao dar as boas vindas às delegações dos 10 municípios que fazem parte da DRE de Palmas. “É com muita alegria que damos o pontapé inicial nesta fase dos XXVI Jets e dos III Parajets”, disse.

Expectativa

Entre os atletas presentes, a ansiedade era grande para o início das competições. Os classificados nesta etapa garantem vagas para disputar as finais estaduais dos Jets e dos Parajets, que serão realizadas no segundo semestre, também na Capital.

Victor Hugo Rodrigues de Sousa, de 16 anos, compete pela Escola de Tempo Integral Vila União. Para ele, os jogos são muito importantes para promover a integração e a amizade entre os atleta. “Estou muito ansioso para começar logo. Nós nos preparamos muito e vamos lutar para conseguirmos nos classificar para a próxima etapa”, disse, sem perder o espírito competitivo.

Já Rayanne Alves, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, entrará em quadra com sua equipe de Futsal em busca de bons resultados. De acordo com ela, seu time está preparado para a competição que inicia. “É muito importante mantermos o foco e colocar em prática tudo o que treinamos para chegar até aqui”, destacou.