Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Raimundo César

Cerca de cinco mil crianças atendidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Tocantins, participaram de uma grande festa de formatura realizada nesta terça-feira, 21, por volta das 17h30, no Estádio Nilton Santos, região sul de Palmas. O evento contou com a presença do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, do comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Glauber de Oliveira Santos, dentre outras autoridades, além de instrutores do Proerd e familiares dos alunos.

O evento teve início com a entrada dos instrutores do Programa que atenderam crianças de escolas estaduais, municipais e particulares das cidades de Palmas, Porto Nacional, Lagoa da Confusão e Miracema. Os mascotes do Proerd, os leõezinhos Dare surpreenderam a todos os presentes e chegaram no helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas – Ciopaer, da Secretaria Estadual de Segurança Pública. As três melhores redações escolhidas entre os alunos participantes foram premiadas com bicicletas, ofertadas pela Deputada Federal Dulce Miranda, que encaminhou ainda uma mensagem que foi lida durante o evento.

A aluna Hagara Emanuele Borges Rodrigues, da escola Sesc, fez o juramento do Proerd e foi acompanhada por todas as crianças, que assumiram o compromisso de se manterem longe das drogas e da violência. Na sequência, a tenente coronel Silvânia Martins Benvindo Pacheco, coordenadora estadual do Proerd, recebeu das mãos o comandante geral da PM um diploma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido à frente do programa.

Outro momento bastante esperado pelos alunos foi a canção do Proerd. Alunos, instrutores, mascotes e público presente formaram um grande coro e entoaram a música e também fizeram a coreografia do programa, que viralizou na web com vídeo que alcançou mais de um milhão de acessos. O evento finalizou com uma partida de futebol inusitada, com quatro equipes em campo, formadas pelos instrutores do Proerd, ex-alunos do programa, pais de alunos e professores.

A solenidade foi marcada pela alegria e emoção das crianças atendidas pelo Proerd, a exemplo da aluna Maria Eduarda Silva Couto, 10 anos, da escola municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, em Palmas. Ela disse que o momento da formatura era muito esperado por todos e com certeza seria muito especial na vida de todas as crianças. “Com o Proerd nós aprendemos a não nos envolver com coisas erradas, a dizer não para as coisas que podem nos prejudicar como as drogas e também a combater à violência, os instrutores são muito legais”, elogiou Maria Eduarda.

A Gestora da Escola João Paulo II, Eldine Pimentel, localizada na região norte da capital, também descreveu o programa de forma muito positiva. De acordo com a gestora a escola atende alunos que estão diretamente envolvidos com situações reais de consumo de drogas, principalmente na família. Para ela o Proerd tem sido mais uma ferramenta de prevenção na tentativa de manter essas crianças afastadas dessa problemática tão forte na sociedade. “Já tivemos exemplos concretos, depoimentos de pais de alunos que graças ao apelo dos filhos participantes do programa, se comprometeram a largar o vício em cigarros, álcool e outras drogas. Já é um primeiro passo e com certeza as crianças aprendem muito e também podem influenciar os adultos a fazerem escolhas mais saudáveis.

O comandante geral da PMTO declarou que a solenidade foi um momento de coroação do Proerd, para alunos, pais, professores e instrutores e para toda sociedade. “Manter nossas crianças longe das drogas e da violência é um dos compromissos da Polícia Militar, que há cerca de 14 anos desenvolve esse programa preventivo de sucesso no Tocantins, que já atendeu nesse período mais de 300 mil crianças e adolescentes”. Coronel Glauber fez questão de lembrar a dedicação e compromisso dos instrutores do Proerd, policiais militares comprometidos e apaixonados pelo que fazem, e também dos parceiros do programa em todas as cidades atingidas.