Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu recebeu nessa terça-feira (21) o embaixador do Escritório Econômico e Cultural de Taiwan no Brasil, Isaac M. H. Tsai, e afirmou que o Brasil e a ilha têm totais condições de aumentar a cooperação comercial mútua. Durante a visita de cortesia do embaixador, a senadora sugeriu a realização de uma missão empresarial no Brasil a fim de colocar em contato produtores brasileiros e importadores taiwaneses.

Destacou ainda o potencial do Matopiba (região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) na produção de milho e soja, principais commodities brasileiras importadas por Taiwan. Somente em 2015, a ilha importou do Brasil US$ 376 milhões em soja e US$ 373 milhões em milho.

“Temos o maior interesse em aumentar essa cooperação não apenas na área do agronegócio, mas em outras áreas também”, disse a senadora. “Vamos contatar grupos importadores de Taiwan para fazer uma missão aqui no Brasil, conhecer de perto as fazendas, a forma de produção brasileira. É o modo mais prático e direto de promover negócios”, completou.

O Brasil tem interesse em exportar carnes de aves, bovinas e suínas para a ilha, além de ração para animais domésticos e material genético avícola. Já Taiwan pleiteia a abertura do mercado brasileiro de pescados.

“As economias do Brasil e de Taiwan são complementares. Podemos estreitar mais ainda esse laço”, afirmou o embaixador Tsai. “Daremos todo o apoio necessário para a compra de alimentos brasileiros”, respondeu Kátia Abreu, destacando que o Brasil tem potencial para exportar, além de soja e milho, açaí e própolis.