Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) sediará, entre os dias 27 a 29 de junho, o Encontro do Grupo de Trabalho responsável pelo desenvolvimento da ferramenta Je Connect, utilizada pela Justiça Eleitoral na transmissão mais ágil e segura dos votos, desde 2008. O evento será aberto na manhã de segunda-feira (27/6), às 9 horas, no Anexo I do TRE-TO.

A primeira reunião contará com a presença de técnicos de 14 TREs do Brasil, responsáveis pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento da ferramenta. De acordo com o chefe da Seção de Sistemas e Administração Web, Michael Schuenck dos Santos, “o encontro é o último presencial do ano, onde os técnicos vão fazer os últimos testes e a integração dos componentes do Je Connect para serem utilizados nas eleições 2016”, disse.

Outra importante reunião preparatória e de avaliação dos sistemas de apuração dos dados das eleições acontecerá entre os dias 30 de junho e 1º de julho, também no Anexo I do TRE-TO. Trata-se da reunião com todos os representantes de TI dos TREs do Brasil, que irão utilizar o JE Connect nas eleições 2016. No encontro será apresentado o novo conceito do sistema e a elaboração do plano de contingência nacional para esta solução.

JE Connect

O sistema JE Connect foi desenvolvido no TRE-TO em 2008 e aprimorado em 2010, em parceria com outros Tribunais Eleitorais. A partir de 2012, conforme a Portaria do TSE 334, o JE Connect se tornou padrão da Justiça Eleitoral.

A praticidade do sistema está na característica de que pode ser transportado em um pendrive. Com isso, há mais garantias de uma rápida e segura apuração e divulgação total dos votos, que podem ser enviados a partir de qualquer computador conectado ao Tribunal Eleitoral, em rede Virtual Private Network (VPN).