Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Em Palmas a ação atenderá dez propriedades com produção leiteira, finalizando as atividades deste mês Em Palmas a ação atenderá dez propriedades com produção leiteira, finalizando as atividades deste mês

Com proposta de inseminar mais de 100 matrizes, o Programa de Melhoria da Qualidade Genética, chega nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30, para os produtores de leite do município de Palmas. O programa é promovido pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceira em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário (Seder).

O objetivo é ofertar aos produtores a tecnologia da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que é uma importante ferramenta de apoio ao pequeno produtor no melhoramento da genética de seus rebanhos, com várias vantagens em relação ao sistema convencional como alinhamento do cio e a gestação programada. Segundo a médica veterinária e diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim. “O índice de sucesso é de aproximadamente 50%”, afirma a diretora da Seagro.

No Tocantins, as atividades de melhoramento genético nos rebanhos leiteiros foram reiniciadas, no último dia 21, e já percorreram sete municípios, beneficiando mais 20 propriedades rurais. Em Palmas a ação atenderá dez propriedades com produção leiteira, finalizando as atividades deste mês. 

Capital

Nesta parceria em Palmas coube a Seder mobilizar seus produtores assistidos para usufruírem desta ferramenta tecnológica para desenvolverem os rebanhos leiteiros. De acordo com o zooctecnista da Seagro Marcos Cione, será realizada a avaliação ginecológica das matrizes leiteiras, o que é chamado de D-0 dentro da programação destes procedimentos. As matrizes que estiverem em boas condições serão iniciados os protocolos de inseminação, e no 8º dia de procedimento será feita a aplicação de hormônios, para que no 10º dia finalmente realizar Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

Dentro desta parceria a Seagro disponibilizará os protocolos de inseminação, bem como o médico veterinário, e, como contrapartida os produtores entram com o sêmen a ser utilizado, este já com o exame de brucelose das matrizes.

Dados

Em 2015 as atividades do programa resultaram no atendimento a 548 rebanhos, inseminando mais de 17 mil matrizes em todo o Estado. A meta para esse ano é para inseminar 2.550 matrizes. O Tocantins produz em média 325 milhões de litros de leite bovino por ano e atualmente é o terceiro maior produtor da região norte do país.

Os interessados em aderir ao programa, e melhorar a produção de leite em suas propriedades devem entrar em contato com o escritório local do Ruraltins e da Seagro.