Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Jalapão é uma das regiões do mapa do Turismo do Tocantins

Jalapão é uma das regiões do mapa do Turismo do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Jalapão é uma das regiões do mapa do Turismo do Tocantins Jalapão é uma das regiões do mapa do Turismo do Tocantins

O mapa do turismo de Tocantins mudou. O Estado reduziu de 46 para 42 o número de municípios participantes de suas sete regiões turísticas: Bico do Papagaio (9 cidades); Encantos do Jalapão (4); Ilha do Bananal (4); Lagos e Praias do Cantão (3); Serras e Lago (7); Serras Gerais (8); e Vale dos Grandes Rios (7). O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o País, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. Das 27 Unidades da Federação, 24 optaram por diminuir o número de cidades no mapa.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

Sobre o Mapa

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

Categorização do novo Mapa do Turismo  

Os 42 municípios do Tocantins presentes no Mapa do Turismo se dividem em cinco categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Confira como ficou o mapa do turismo de Tocantins, por categoria:

Categoria 

2013

2016

Diferença

A

1

1

0

B

1

1

0

C

4

4

0

D

32

29

-3

E

8

7

-1

Total

46

42

-4

Abaixo a lista das regiões e municípios que compõem o mapa do estado

Região 

Município 

Bico do Papagaio

Aguiarnópolis

Ananás

Araguatins

Esperantina

Itaguatins

Praia Norte

São Bento do Tocantins

São Sebastião do Tocantins

Tocantinópolis

Encantos do Jalapão

Mateiros

Novo Acordo

Ponte Alta do Tocantins

São Félix do Tocantins

Ilha do Bananal

Formoso do Araguaia

Gurupi

Lagoa da Confusão

Peixe

Lagos e Praias do Cantão

Araguacema

Caseara

Pium

Serras e Lago

Brejinho de Nazaré

Ipueiras

Lajeado

Monte do Carmo

Palmas

Paraíso do Tocantins

Porto Nacional

Serras Gerais

Almas

Arraias

Aurora do Tocantins

Dianópolis

Natividade

Paranã

Rio da Conceição

Taguatinga

Vale dos Grandes Rios

Araguaína

Araguanã

Babaçulândia

Filadélfia

Pau D'Arco

Wanderlândia

Xambioá

Boa Prática

O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar a gestão no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.