Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (PTN/TO) é um dos candidatos à presidência da Câmara dos Deputados e trabalha junto aos pares divulgando suas propostas. Segundo Gaguim, as propostas trazem as necessidades daqueles deputados que estão todos os dias trabalhando para conseguir aprovar os projetos de interesse da população. "Tenho mais de 70 proposições que são importantíssimas para os meus eleitores e para o Brasil e devido a burocracia e lentidão na tramitação dos projetos, até agora não chegaram sequer a apreciação no Plenário! Temos que mudar isso", afirma. 

O deputado, que é ex-governador do Tocantins e foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado em dois biênios, tem como suas cinco principais propostas a independência para o Congresso Nacional; o compromisso com a governabilidade; a democratização da pauta; fim das votações na madrugada e a autonomia para os gabinetes parlamentares.

“Chegou a hora de garantirmos mais autonomia para a Câmara, democratizando a pauta, respeitando a proporcionalidade partidária, garantindo espaço aos novos deputados e abrindo espaço para a participação da sociedade; garantindo o fim das votações na madrugada, simplificando a pauta, com horário de início e encerramento, separando um dia dedicado ao debate e outro para votação; garantindo os compromissos pela governabilidade, e dando autonomia aos gabinetes parlamentares", diz o deputado. 

O parlamentar do Tocantins afirma ter boa circulação entre os parlamentares, inclusive é o idealizador da Frente Parlamentar dos Novos Deputados. É conhecido, também, por ser o parlamentar que mais cedo chega a Casa e um dos últimos a sair.