Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana OX

O fantástico mundo dos quadrinhos contado de uma forma irreverente e com muita expressão corporal, que envolve teatro, dança e também o universo circense. Essa é a proposta do espetáculo infantil “Gibi”, estrelado pela Cia do Tocantins Lamira Artes Cênicas. A montagem, que tem 40 minutos de duração, vai ser apresentada nessa quinta-feira, 14, a partir das 20 horas, no teatro Sesc, através do projeto Maturando.

O espetáculo conta com a participação de cinco artistas em cena. Em um cenário que remete a folhas de Gibis gigantes, os artistas prendem à atenção do publico com inúmeras brincadeiras, diversões e muita palhaçada, já que aborda o universo dos Clows.

A peça conta as aventuras de palhaços que tem as histórias em quadrinhos, com ponto de partida para as aventuras vivenciadas em cena. O espetáculo é permeado pelas músicas eruditas, que ajudam a criar uma atmosfera imaginária, que remete à infância e suas brincadeiras, resultado desse encontro entre circo, literatura e a dança contemporânea. 

A montagem foi criada a partir de pesquisas sobre o imaginário infantil e as histórias em quadrinhos. Ao término do espetáculo, gibizinhos são entregues, ajudando no fortalecimento das ideias trabalhadas em cena, e dando uma oportunidade de discussão entre crianças e pais ou responsáveis, dentro do ambiente do lar.

 Ficha Técnica

 Durante o processo de criação, Gibi agregou importantes nomes artísticos das mais diversas áreas: João Vicente assina a coreografia, a direção artística e o cenário; Fernando Yamamoto (diretor dos Clowns de Shakespeare) e o consultor de direção teatral; Adelvane Néia (uma das principais formadoras de palhaços do Brasil) assina a preparação de palhaço da Cia; Geuvar Oliveira (referência nos quadrinhos tocantinenses) cuidou da consultoria de linguagens de HQs.

Maturando

Em comemoração aos seis anos da Lamira Artes Cênicas, a companhia realiza neste mês, o projeto “Maturando”. A iniciativa tem como proposta mostrar um pouco do universo do grupo, que em todo esse tempo vem trabalhando para disseminar sua arte no Tocantins e no Brasil. A programação, recheada de novidades culturais, conta com um livro de fotos sobre a trajetória do grupo profissional; uma Instalação e ainda temporada com apresentações dos espetáculos.

O Maturando, que está sendo realizado desde o último 30 de junho  e encerra nesta sexta-feira, 15 de julho, no Teatro Sesc Palmas, foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014.